20 Dicas de Saúde Para o Ano 2022 e 2023

Coma bem em uma dieta saudável

20 dicas de saúde, bom todos já sabemos que a saúde é algo de total prioridade de nos seres humanos, muitas das vezes relaxamos e abusamos de coisas nocivas ao nosso organismo sem ao mesmo perceber, por esse motivo eu trouxe aqui 20 dicas de saúde para ajudá-lo a começar uma vida saudável em 2022, 2023,2024 e todos os anos a seguir. Bora lá para as dicas então?

1 – Dica de Saúde – Coma bem em uma dieta saudável

Coma uma combinação de diferentes alimentos, incluindo frutas, legumes, legumes, nozes e grãos integrais. Os adultos devem comer pelo menos cinco porções (400g) de frutas e vegetais por dia.

Você pode melhorar sua ingestão de frutas e vegetais sempre incluindo vegetais em sua refeição; comer frutas e vegetais frescos como lanches; comer uma variedade de frutas e vegetais; e comê-los na estação.

Ao comer de forma saudável, você reduzirá o risco de desnutrição e doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes, doenças cardíacas, derrame e câncer.

2 – Dica de Saúde – Evite alto consumo de sal e açúcar

2 - Dica de Saúde - Evite alto consumo de sal e açúcar
Evite alto consumo de sal e açúcar

Muitas pessoas consomem o dobro da quantidade recomendada de sódio, colocando em risco sua pressão, o que, por sua vez, aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames.

A maioria das pessoas obtém seu sódio através do sal. Reduza a ingestão de sal para 5g por dia, o equivalente a cerca de uma colher de chá. É mais fácil fazer isso limitando a quantidade de sal, molho de soja, molho de peixe e outros condimentos com alto teor de sódio ao preparar as refeições; retirar sal, temperos e condimentos da sua mesa de refeições; evitando lanches salgados; e escolhendo produtos com baixo teor de sódio.

Vamos falar também do açúcar que por sua vez o uso excessivo é prepucial, consumir quantidades excessivas de açúcares aumenta o risco de cárie dentária e ganho de peso não saudável.

Tanto em adultos quanto em crianças, a ingestão de açúcares livres deve ser reduzida para menos de 10% da ingestão total de energia. Isso equivale a 50g ou cerca de 12 colheres de chá para um adulto.

A OMS recomenda consumir menos de 5% da ingestão total de energia para benefícios adicionais à saúde. Você pode reduzir sua ingestão de açúcar limitando o consumo de lanches açucarados, doces e bebidas açucaradas.

3 – Dica de Saúde – Reduza a ingestão de gorduras nocivas

3 - Dica de Saúde - Reduza a ingestão de gorduras nocivas
Reduza a ingestão de gorduras nocivas

As gorduras consumidas devem ser inferiores a 30% da sua ingestão total de energia. Isso ajudará a evitar ganho de peso insalubre e DNTs. Existem diferentes tipos de gorduras, mas as gorduras insaturadas são preferíveis às gorduras saturadas e gorduras trans.

A OMS recomenda reduzir as gorduras saturadas para menos de 10% da ingestão total de energia; reduzir as gorduras trans para menos de 1% da ingestão total de energia; e substituindo gorduras saturadas e gorduras trans por gorduras insaturadas.

As gorduras insaturadas preferidas são encontradas em peixes, abacate e nozes, e em óleos de girassol, soja, canola e oliva; gorduras saturadas são encontradas em carnes gordurosas, manteiga, óleo de palma e coco, creme, queijo, ghee e banha; e as gorduras trans são encontradas em alimentos assados ​​e fritos, lanches e alimentos pré-embalados, como pizza congelada, biscoitos, biscoitos e óleos de cozinha e pastas.

4 – Dica de Saúde – Evite o consumo nocivo de álcool

4 - Dica de Saúde - Evite o consumo nocivo de álcool
Evite o consumo nocivo de álcool

Bom o álcool não há nível seguro para o consumo, o consumo de álcool pode levar a problemas de saúde, como transtornos mentais e comportamentais, incluindo dependência de álcool, principais DNTs, como cirrose hepática, alguns tipos de câncer e doenças cardíacas, além de lesões resultantes de violência e confrontos e colisões nas estradas. Um conselho, se puder evitar o evite, estará fazendo um grande favor a sua saúde e bem estar.

5 – Dica de Saúde – Não fume

5 - Dica de Saúde - Não fume
Não fume

Fumar tabaco causa DNTs, como doenças pulmonares, doenças cardíacas e derrames. O tabaco mata não apenas os fumantes diretos, mas também os não-fumantes por meio de exposição passiva. Atualmente, existem cerca de 15,9 milhões de adultos filipinos que fumam tabaco, mas 7 em cada 10 fumantes estão interessados ​​​​ou planejam parar.

Se você é atualmente um fumante, não é tarde demais para parar. Depois de fazer isso, você experimentará benefícios de saúde. Se você não é fumante, ótimo! Não comece a fumar e lute pelo seu direito de respirar um ar livre de tabaco.

6 – Dica de Saúde – Seja sempre ativo

6 - Dica de Saúde - Seja sempre ativo
Seja sempre ativo

Atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Isso inclui exercícios e atividades realizadas enquanto trabalham, brincam, realizam tarefas domésticas, viajam e se envolvem em atividades recreativas.

A quantidade de atividade física necessária depende da sua faixa etária, mas os adultos com idades entre 18 e 64 anos devem fazer pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ao longo da semana.

Aumente a atividade física de intensidade moderada para 300 minutos por semana para obter benefícios adicionais à saúde.

7 – Dica de Saúde – Verifique sempre sua pressão arterial

7 - Dica de Saúde - Verifique sempre sua pressão arterial
Verifique sempre sua pressão arterial

A Hipertensão, ou pressão alta, é chamada de “assassino silencioso”. Isso ocorre porque muitas pessoas que têm hipertensão podem não estar cientes do problema, pois pode não apresentar nenhum sintoma. Se não for controlada, a hipertensão pode levar a doenças cardíacas, cerebrais, renais e outras.

Tenha sua pressão arterial verificada regularmente por um profissional de saúde para que você saiba seus números. Se a sua pressão arterial estiver alta, consulte um profissional de saúde. Isso é vital na prevenção e controle da hipertensão.

8 – Dica de Saúde – Faça o testes para conhecer seu estado de saúde

8 - Dica de Saúde - Faça o testes para conhecer seu estado de saúde
Faça o testes para conhecer seu estado de saúde

Fazer o teste é um passo importante para conhecer seu estado de saúde, especialmente quando se trata de HIV, hepatite B, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e tuberculose (TB).

Se não forem tratadas, essas doenças podem levar a complicações graves e até a morte. Conhecer o seu estado significa que saberá continuar a prevenir estas doenças ou, se descobrir que é positivo, obter os cuidados e tratamento de que necessita.

Vá a uma unidade de saúde pública ou privada, onde você se sentir confortável, para fazer o teste, mais não deixe de fazer está ok?

9 – Dica de Saúde – Mantenha atualizado sua vacinação

9 - Dica de Saúde - Mantenha atualizado sua vacinação
Mantenha atualizado sua vacinação

Manter suas vacinas em dia é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças. As vacinas trabalham com as defesas naturais do seu corpo para construir proteção contra doenças como câncer cervical, cólera, difteria, hepatite B, gripe, sarampo, caxumba, pneumonia, poliomielite, raiva, rubéola, tétano, febre tifóide e febre amarela e a mais recente o covid19.

Se você é um adolescente ou adulto, pode perguntar ao seu médico se deve verificar seu status de imunização ou se deseja se vacinar. Um conselho seja aberto com seu medico ele te recomendara sempre o melhor para voce.

10 – Dica de Saúde – Pratique sexo seguro sempre

10 - Dica de Saúde - Pratique sexo seguro sempre
Pratique sexo seguro sempre

Sua saúde sexual é importante para voce e bem-estar geral. Pratique sexo seguro para prevenir o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia e sífilis.

Existem medidas de prevenção disponíveis, como a profilaxia pré-exposição (PrEP) que o protegerá do HIV e os preservativos que o protegerão do HIV e outras DSTs. Mantenha seu medico por dentro.

11 – Dica de Saúde – Sempre cubra a boca ao tossir ou espirrar

11 - Dica de Saúde - Sempre cubra a boca ao tossir ou espirrar
Sempre cubra a boca ao tossir ou espirrar

Doenças como gripe, pneumonia e tuberculose são transmitidas pelo ar. Quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, os agentes infecciosos podem ser transmitidos a outras pessoas através de gotículas no ar.

Quando sentir tosse ou espirro, certifique-se de que cobriu a boca com uma máscara facial ou use um lenço de papel e descarte-o com cuidado. Se você não tiver um lenço de papel por perto ao tossir ou espirrar, cubra a boca o máximo possível com a dobra (ou a parte interna) do cotovelo.

12 – Dica de Saúde – Prevenir picadas de mosquito

12 - Dica de Saúde - Prevenir picadas de mosquito
Prevenir picadas de mosquito

Doenças como dengue, chikungunya, malária e filariose linfática são transmitidas por mosquitos e continuam a afetar os filipinos. Você pode tomar medidas simples para proteger você e seus entes queridos contra doenças transmitidas por mosquitos.

Se você estiver viajando para uma área com doenças transmitidas por mosquitos, consulte um médico para obter uma vacina para prevenir doenças como encefalite japonesa e febre amarela ou se precisar tomar medicamentos antimaláricos.

Use camisas e calças de manga comprida de cor clara e use repelente de insetos. Em casa, use telas nas janelas e portas, use mosquiteiros e limpe o ambiente semanalmente para destruir os criadouros do mosquito.

13 – Dica de Saúde – Siga as leis de trânsito ao pé da letra

13 - Dica de Saúde - Siga as leis de trânsito ao pé da letra
Siga as leis de trânsito ao pé da letra

Acidentes na estrada ceifam mais de um milhão de vidas em todo o mundo e outros milhões ficam feridos. As lesões causadas pelo trânsito são evitáveis ​​por meio de uma variedade de medidas implementadas pelo governo, como legislação e fiscalização fortes, infraestrutura e padrões de veículos mais seguros e cuidados pós-acidente aprimorados.

Você também pode evitar acidentes de trânsito, garantindo o cumprimento das leis de trânsito, como usar o cinto de segurança para adultos e o sistema de retenção infantil para seus filhos, usar capacete ao andar de moto ou bicicleta, não beber e dirigir e não usar o celular enquanto estiver dirigindo. dirigindo.

14 – Dica de Saúde – Beba apenas água potável

14 - Dica de Saúde - Beba apenas água potável
Beba apenas água potável

Beber água contaminada pode levar a doenças transmitidas pela água, como cólera, diarreia, hepatite A, febre tifóide e poliomielite. Globalmente, pelo menos 2 bilhões de pessoas usam uma fonte de água potável contaminada com fezes.

Verifique com órgão de reabastecimento de água para garantir que a água que você está bebendo é segura. Em um ambiente em que você não tem certeza da fonte de água, ferva a água por pelo menos um minuto. Isso destruirá organismos nocivos na água. Deixe esfriar naturalmente antes de beber.

15 – Dica de Saúde – Amamente bebês de 0 a 2 anos e além

15 - Dica de Saúde - Amamente bebês de 0 a 2 anos e além
Amamente bebês de 0 a 2 anos e além

A amamentação é a melhor forma de fornecer o alimento ideal para recém-nascidos e bebês. A OMS recomenda que as mães iniciem a amamentação dentro de uma hora após o nascimento.

O leite materno nos primeiros seis meses é fundamental para que o bebê cresça saudável. Recomenda-se que a amamentação seja continuada por até dois anos ou mais. Além de ser benéfica para os bebês, a amamentação também é boa para a mãe, pois reduz o risco de câncer de mama e ovário, diabetes tipo II e depressão pós-parto.

16 – Dica de Saúde – Converse com alguém em quem você confia se estiver se sentindo para baixo

16 - Dica de Saúde - Converse com alguém em quem você confia se estiver se sentindo para baixo
Converse com alguém em quem você confia se estiver se sentindo para baixo

A depressão é uma doença comum em todo o mundo, com mais de 260 milhões de pessoas afetadas. A depressão pode se manifestar de diferentes maneiras, mas pode fazer você se sentir sem esperança ou sem valor, ou pode pensar muito em pensamentos negativos e perturbadores ou ter uma sensação avassaladora de dor.

Se você está passando por isso, lembre-se que você não está sozinho. Fale com alguém em quem confia, como um familiar, amigo, colega ou profissional de saúde mental, sobre como se sente. Se você sentir que está em perigo de se machucar, entre em contato com a linha direta do Centro Nacional de Saúde Mental de sua cidade ou estado. Sempre saiba de uma coisa, voce nunca estará sozinho.

17 – Dica de Saúde – Tome antibióticos apenas conforme prescrito

17 - Dica de Saúde - Tome antibióticos apenas conforme prescrito
Tome antibióticos apenas conforme prescrito

A resistência aos antibióticos é uma das maiores ameaças à saúde pública em nossa geração. Quando os antibióticos perdem seu poder, as infecções bacterianas se tornam mais difíceis de tratar, levando a custos médicos mais altos, internações prolongadas e aumento da mortalidade.

Os antibióticos estão perdendo seu poder devido ao uso indevido e excessivo em humanos e animais. Certifique-se de tomar antibióticos apenas se prescritos por um profissional de saúde qualificado. E uma vez prescrito, complete os dias de tratamento conforme as instruções.

Nunca compartilhe antibióticos.

18 – Dica de Saúde – Lave bem as mãos

18 - Dica de Saúde - Lave bem as mãos
Lave bem as mãos

Isso aprendemos já no primário que é fundamental não apenas para os profissionais de saúde, mas para todos. Mãos limpas podem prevenir a propagação de doenças infecciosas. Você deve lavar as mãos com água e sabão quando suas mãos estiverem visivelmente sujas ou com um produto à base de álcool.

19 – Dica de Saúde – Prepare sua comida corretamente

19 - Dica de Saúde - Prepare sua comida corretamente
Prepare sua comida corretamente

Alimentos inseguros contendo bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas nocivas, causam mais de 200 doenças desde diarreia a câncer. Ao comprar alimentos no mercado ou loja, verifique os rótulos ou o produto real para garantir que é seguro comer.

Se você estiver preparando alimentos, certifique-se de seguir as Cinco Chaves para uma Alimentação Mais Segura :

  • Mantenha-se limpo
  • Separar cru e cozido
  • Cozinhar bem
  • Manter os alimentos em temperaturas seguras
  • Usar água e matérias-primas seguras

20 – Dica de Saúde – Faça checkups regulares com seu medico

20 - Dica de Saúde - Faça checkups regulares com seu medico
Faça checkups regulares com seu medico

Checkups regulares podem ajudar a encontrar problemas de saúde antes que eles comecem.

Os profissionais de saúde podem ajudar a encontrar e diagnosticar problemas de saúde precocemente, quando suas chances de tratamento e cura são melhores. Dirija-se à unidade de saúde mais próxima para verificar os serviços de saúde, rastreios e tratamento que lhe são acessíveis.

Alguma duvida pode estar vendo mais em OMS

Lembre – se voce só tem uma vida, então não desperdice, cuide dela com amor e carinho que ira colher muitos benefícios como resposta.

Gostou do artigo? Te ajudou de alguma forma?

Melatonina CT Contribui para Melhor Qualidade do Seu Sono

Prevenção Para Próstata – Saúde do Homem

Recupere a Juventude – Pele Mais Jovem

Veja os produtos para sua saúde melhor

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Menu