A cafeína Acorda ou Retarda Você? Faz Bem ou Mal?

A cafeína te Acorda ou Retarda Você - Faz Bem ou Mal

Café ou chá matinal para acordar e nos sentir mais alertas pela manhã, quem nunca? NÃO É VERDADE?. Isso pode nos ajudar a limpar o nevoeiro da inércia do sono que normalmente nos seguirá por um tempo depois de dormirmos e foi demonstrado em estudos que melhora a memória, o foco e até a saúde do cérebro a longo prazo.

A cafeína te Acorda ou Retarda Você
A cafeína te Acorda ou Retarda Você

E, apesar de tudo isso, a cafeína também é algo que muitas vezes nos dizem para não confiar demais. Dizem que a cafeína é ruim para nós e que é viciante. Então, qual é a realidade?

Devemos usá-lo para acordar? Ou estamos causando mais mal do que bem?

A Verdade Como funciona a cafeína

Um bom ponto de partida é observar precisamente o que a cafeína faz ao corpo, os efeitos da cafeína ocorrem porque ela é capaz de substituir uma substância chamada adenosina. A cafeína e a adenosina são molecularmente muito semelhantes e isso significa que quando você tem mais cafeína no sangue, seu corpo a confunde com adenosina.

Isso permite que a cafeína se ligue aos receptores de adenosina, impedindo-a de ser eficaz. É como colocar uma chave falsa na fechadura para que a chave real não caiba.

Para entender o que a cafeína faz, precisamos descobrir o que ela impede que a adenosina faça. E a resposta fácil para isso é que impede que a adenosina nos faça sentir grogues e sonolentos. A adenosina é um subproduto do processo de energia no cérebro e, portanto, quanto mais tempo estamos acordados e mais usamos nosso cérebro, mais adenosina se acumula.

A cafeína te Acorda ou não
A cafeína te Acorda ou não

A adenosina é um neuroinibidor, o que significa que reduz a atividade nas células cerebrais e as torna menos propensas a disparar. É por isso que mal conseguimos pensar no final do dia e precisamos dormir.

Quando você consome cafeína, ela reverte esse efeito, fazendo com que nos sintamos mais despertos e alertas. Isso desencadeia uma cascata de outros neurotransmissores no cérebro associados à vigília e à atenção como a dopamina o neurotransmissor da motivação, a norepinefrina um análogo da adrenalina e o cortisol.

A cafeína faz bem e o mau

Bom a boa notícia é que a cafeína realmente te acorda e te deixa mais focado. A má notícia é que, de muitas maneiras, a cafeína age como estresse em uma xícara, ela desencadeia a liberação de neurotransmissores excitatórios que normalmente estão associados à luta ou fuga e é por isso que nos sentimos ansiosos e vemos nossa frequência cardíaca aumentar.

Isso não é bom se você já está estressado no trabalho e significa que às vezes a cafeína é a última coisa que você precisa.

O outro problema é que isso pode causar alterações no cérebro que o tornam dependente da cafeína. É daí que vêm os sintomas de abstinência e é por isso que algumas pessoas realmente precisam desse café antes de acordar.

Então o que você deveria fazer?

Tudo depende da sua biologia e hábitos pessoais. Apenas tente não confiar muito! Não abuse, tudo em excesso prejudica.

Gostou do artigo?

Nosso blog

Ofertas do dia

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Menu