Marketing Digital

Como criar uma loja online com WordPress – Comércio eletrônico Passo a Passo

Bom, vamos lá, para você vender seus produtos com o WordPress, ira precisar comprar um domínio, se inscrever para hospedagem e instalar o WordPress, neste artigo vamos mostrar passo a passo e mais.

O WordPress é uma plataforma popular, poderosa e super escalável, portanto, não é surpresa que você queira criar um site de comércio eletrônico (loja virtual ou loja online como muitos chamam) com o WordPress. Mas, para criar uma loja online de sucesso no WordPress, você também precisa de uma boa hospedagem na internet e plugins confiáveis para isso.

Como criar uma loja online com WordPress - Comércio eletrônico

Recomendamos o WooCommerce para construir sua loja online, uma ótima opção se você estiver integrando-a a um site WordPress.

Aqui estão os passos que deve seguir para lançar seu site de comércio eletrônico com o WordPress:

Criar um nome de domínio perfeito

Seu nome de domínio é basicamente o endereço exclusivo do seu site. É a parte depois do “https://www.” (https://www.nomedoseusite.com).

Você pode comprar um nome de domínio de sites como: GoDaddy, UOL Host, Weblink, Hostinger, Hostgator, RegistroBR, Rede Host e King Host.

É uma boa ideia manter seu nome de domínio o mais próximo possível do nome de sua marca e mantê-lo curto e memorável. Após feitos o registro do seu domínio vamos para o próximo passo.

Contratar um provedor de hospedagem

Bom, então você já tem um nome de domínio e agora é hora de encontrar um provedor de hospedagem na internet .

Todo site precisa de hospedagem. Um exemplo: é igual alugar um terreno na internet, apenas certifique-se de escolher um local com muito espaço para expansão!

Quando se trata de escolher o melhor provedor de hospedagem, bem como o tipo de hospedagem que você realmente precisa, você precisa pensar no tipo de loja que está construindo.

Uma coisa que diremos, porém, é pular a hospedagem compartilhada . Quando você compartilha um servidor com outros sites, se um deles for invadido, seu site também ficará vulnerável. Quando você está lidando com os detalhes do cartão de crédito das pessoas, isso simplesmente não vale o risco.

Hostinger saiu no topo em nossa pesquisa para hospedagem WordPress. Comparado aos construtores e plataformas de comércio eletrônico, o WordPress pode ser um pouco complicado de manusear e manter; você precisa instalar o software, para começar, e ficar por dentro das atualizações e da segurança.

Classificamos o Hostinger porque ele automatiza muito disso para você, ao mesmo tempo em que oferece uma hospedagem sólida por si só, a um bom preço. É um provedor ganha no que diz respeito ao WordPress.

Se você está apenas começando com alguns produtos ou vê sua empresa crescendo em um futuro próximo, recomendamos começar com um dos planos de hospedagem WooCommerce da Bluehost.

Com o Bluehost, os planos do WooCommerce não são apenas potências dedicadas ao comércio eletrônico – eles também são criados para tornar sua vida muito mais fácil.

Instalação do Wordpress

Existem duas maneiras de instalar o WordPress em sua hospedagem:

  • Instalação com um clique através do seu painel de hospedagem
  • Baixar manualmente o WordPress e depois enviá-lo para sua conta de hospedagem

Instalação do WordPress com um clique
Como você pode esperar, a primeira opção é definitivamente a mais fácil e é a opção que recomendamos. Ao escolher um provedor de hospedagem, procure aqueles que oferecem esta vantagem de instalação.

Depois de se inscrever em um provedor de hospedagem que oferece esse tipo de instalação, basicamente tudo o que você precisa fazer é entrar no painel de hospedagem e clicar em um botão que diz (Instalar WordPress) e pronto será feita a instalação.

Outro método de Instalação é do wordpress é manual
Se o seu provedor de hospedagem não oferecer a instalação do WordPress com um clique, é uma questão de baixar o WordPress para o seu computador e enviá-lo para o painel de sua hospedagem. É bastante fácil, só não é tão fácil como a anterior que é só com um clique.

Instalação e configuração do WooCommerce

WooCommerce é o plugin WordPress mais popular para adicionar funcionalidades de comércio eletrônico ao seu site. Tem uma classificação de 3,9 e Mais de 5 milhões instalações ativas. É justo dizer que é bastante popular, e é fácil perceber o porquê.

Para começar, é grátis. Assim como o próprio WordPress, o WooCommerce é uma plataforma de código aberto criada por uma comunidade. Embora você possa ter que pagar por algumas (extensões ) (por exemplo, a capacidade de os clientes agendarem compromissos), você pode transformar seu site em uma loja online sem gastar um real. Isso inclui:

  • Painel admirativo
  • Páginas de produtos
  • Carrinho e checkout
  • Pagamentos seguros
  • Opções de envio e impressão de etiquetas
  • Cálculos de impostos automatizados
  • Integração com Google Analytics, Facebook, MailChimp etc.

Instale e ative o WooCommerce

Faça login no seu painel do WordPress e vá para o diretório de plugins clicando em ‘Plugin’ no menu à esquerda:

No diretório de plug-ins clique (Adicionar novo) e procure por ‘WooCommerce‘ na barra de pesquisa e clique no botão ‘Instalar agora’. Após alguns momentos, este botão mudara de cor e que diz ‘Ativar’.

Use o assistente de configuração do WooCommerce que será aberto automaticamente assim que ativa o plugin para orientá-lo no restante do processo de configuração.

Agora é hora de escolher um tema

Seu tema é o design básico para todo o seu conteúdo da internet. A beleza do WordPress é que seu site é totalmente personalizável editando ou adicionando ao código HTML do seu site, você pode facilmente acabar com algo que não se parece com o design original.

Dito isso, a menos que você seja um profissional de codificação e goste da oportunidade de personalização completa, faz sentido escolher um tema que pareça o mais próximo possível do produto.

Em outras palavras, escolha um tema que você goste e que funcione bem para o seu site de comércio eletrônico mesmo que isso signifique usar um modelo premium de um site de terceiros. Isso vai lhe poupar problemas a longo prazo!

Sites populares de terceiros para comprar temas incluem ThemeForest (grande seleção) e Elegantes Temas.

Depois de ter um número decente de produtos prontos, é hora de passar para as coisas mais divertidas escolher o seu tema!

Você pode encontrar uma seleção de temas gratuitos do WordPress no diretório de temas, que você pode acessar através do seu painel:

Faça login no seu painel do WordPress.
Passe o mouse sobre (Aparência) e clique em (Temas). Isso o levará até o painel de temas.
Clique no botão acima do tema instalado que diz (Adicionar novo) e navegue pelo diretório de temas do wordpress, voce vera as seguintes abas em (Em destaque), (Popular) etc., ou use a barra de pesquisa para pesquisar setores específicos, e lembrando que na barra de pesquisa é somente em inglês para ter resultados melhores.
Se gostar de um determinado tema veja a (Demo) que é demonstração, se você gostar, em seguida, clique em (Instalar) sob o tema para baixá-lo.
Após alguns minutos, um botão aparecerá sob o tema que diz (Ativar). E pronto o tema esta instalado!

Instalar um tema premium em seu site:

Baixe o arquivo .zip do seu novo tema em seu computador. Em seguida faça login no seu painel do WordPress. e passe o mouse sobre (Aparência) e clique em (Temas).

Isso o levará até o painel de tema do wordpress.
Clique no botão acima dos temas que diz (Adicionar Novo). Isso o levará ao diretório de temas do WordPress.
Clique no botão na parte superior que diz (Carregar tema). Você será solicitado a escolher um arquivo .zip do seu computador. Escolha seu novo arquivo de tema e clique em instalar.
Após instalar você verá uma mensagem de sucesso, com um link para ativar seu tema. E é isso, você está pronto para usa-lo!

Bom, agora você já escolheu o seu domínio, hospedagem, instalou o wordpress, woocommerce e o seu tema, agora é correr para o abraço e começar a configurar o plugin woocommerce de acordo com seu negocio como:

  • instalar o plugin Jetpack ira te ajudar na administração de sua loja online.
  • Preencher todas as configurações do woocommerce nas abas: geral, produtos, pagamentos, contas e privacidade, e-mails, integração, avançado, marcas.
  • Ao adicionar produtos preencher todos os dado como: SKU, categoria, atributos, variações e tags.
  • Instalar plugins adicionais.

Instalar o Yoast para orientação de SEO

Ter a loja online mais linda e bem montada do mundo não significará nada se ninguém conseguir encontrá-la! O Yoast SEO é o plugin muito útil que o ajudará a subir nos rankings dos mecanismos de pesquisa, oferecendo a melhor chance possível de garantir um lugar nas primeiras página. O SEO significa otimização de mecanismos de busca; trata-se de fazer pequenas alterações em seu site para ajudar os mecanismos de pesquisa a ler e entender melhor seu conteúdo e, como resultado, priorizá-lo bem.

Bom se você seguiu estes passos acima, esta com sua loja online e funcionando, e lembrando use o assistente de configuração do woocommerce e siga todo o passo a passo para se ter um resultado final fantástico com tudo rodando perfeitamente.

Gostou do artigo?

VEJA TAMBÉM:

Pagina Inicial

Marketing digital local

Como escrever artigos de blog ​​​​para SEO

08 Dicas de Marketing digital para iniciantes

Dicas Para Uma Estratégia De Marketing De Conteúdo

Otimização da Página de Destino Para Obter Mais Conversões

7 Maneiras De Converter Visitantes Do Seu Site Em Clientes

Estratégias Para Ter Um Site Que Converte

Eads Anúncios - Com Vocês. Estamos sempre buscando em trazer as melhores informações a você.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo