Marketing Digital

08 Dicas de Marketing digital para iniciantes

Quer desenvolver uma estratégia de marketing digital? Nosso guia para iniciantes em marketing digital detalha o essencial para ajudá-lo a começar.

Se você possui um negócio, sabe que a grande maioria do mercado é baseada online. Embora você possa ter uma loja física, a maioria dos consumidores toma suas decisões de compra explorando primeiro suas opções on-line por meio de mecanismos de pesquisa, sites e lendo avaliações de clientes.

Marketing digital para iniciantes
Marketing digital para iniciantes

E agora, mais do que nunca, mais e mais pessoas também estão fazendo suas compras online para entrega em domicílio.

Não é apenas conveniente, mas no ambiente de hoje – obrigatório.

Então, como você pode capturar sua participação no setor de comércio eletrônico de bilhões de reais?

Através do marketing digital.

O marketing digital refere-se ao marketing na internet por meio de canais digitais. É outro termo para marketing na internet . Não só é mais barato do que o marketing tradicional, mas é muito mais fácil alcançar um grande número de clientes novos e existentes com menos dinheiro.

A Smart Insights relata que 45% das organizações não possuem uma estratégia de marketing digital claramente definida. Se você está pensando em fazer a transição do marketing tradicional para o marketing digital ou está entre os 49% que estão prontos para adicionar o marketing digital ao seu mix promocional, este artigo vamos a fundo.

Existem muitas estratégias de marketing digital, incluindo:

  • Otimização para mecanismos de busca (SEO)
  • Exibição de publicidade
  • Marketing e publicidade nas redes sociais
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing móvel
  • Marketing de busca
  • Marketing de email

Continue lendo para saber como essas estratégias de marketing podem ajudá-lo a expandir seus negócios.

Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

Você provavelmente já ouviu falar do termo SEO , mas talvez não tenha certeza do que isso significa.

Motores de Busca - Buscadores
Motores de Busca – Buscadores

SEO significa otimização de mecanismos de pesquisa e é o ato de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para seu site por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa.

Embora existam alguns mecanismos de pesquisa por aí, o mais popular é o Google. Uma estratégia de SEO eficaz segue diretrizes específicas e práticas recomendadas que garantirão que um site seja classificado na primeira página dos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Algumas dessas diretrizes incluem otimizar suas páginas com:

Palavras-chave relevantes

Estrutura do site fácil de navegar

Informações relevantes de alta qualidade

Uso de cabeçalhos específicos para dividir o conteúdo ( por exemplo , H1, H2, H3) e ajudar o mecanismo de pesquisa a entender o conteúdo

Para classificar na primeira página do mecanismo de pesquisa, você precisa estruturar seu site e suas páginas para atrair tráfego orgânico.

Sem SEO, é quase impossível crescer um negócio online organicamente e você também precisará usar publicidade paga. O SEO também está intimamente relacionado a outros elementos de marketing digital, como email marketing e marketing de conteúdo.

Eles trabalham juntos para oferecer aos clientes conteúdo de alta qualidade.

Uma campanha de SEO eficaz aborda três elementos principais: seu site, Google e seu público. O Google classifica seu site quando uma consulta de pesquisa que corresponde à sua palavra-chave de foco é inserida.

Você deve estar se perguntando, caramba, como o Google faz isso?

Quando os bots do Google avaliam seu site, eles levam em consideração a estrutura e o conteúdo do site.

Em seguida, eles combinam seu conteúdo com consultas de pesquisa e palavras-chave relacionadas para determinar a relevância de seu conteúdo para essas perguntas.

Vários links de boa qualidade direcionados ao seu site aumentarão suas chances de uma classificação mais alta no Google. Nem todos os links são bons para SEO – links de sites de alta autoridade, como organizações de notícias e associações profissionais, são o que o Google considera bons sinais.

Outro fator muito importante que o Google considera é a quantidade de tempo que os visitantes passam no seu site.

Usando Rankbrain, um algoritmo de inteligência artificial, o Google mede a quantidade de tempo gasto em seu conteúdo. Quanto mais tempo os visitantes passarem em seu site, melhores serão suas chances de SEO.

Portanto, postar conteúdo exclusivo e criativo com alta contagem de palavras (mais de 2.000) ajudará a melhorar a classificação do seu site.

Marketing de mecanismo de pesquisa

O marketing do mecanismo de pesquisa, também conhecido como Search Engine Marketing (SEM) ou marketing de pesquisa, refere-se a todos os processos envolvidos na geração de tráfego dos mecanismos de pesquisa.

SEM inclui SEO (o que é teoricamente verdade), mas na prática é bem diferente. O centro de uma estratégia eficaz de SEM é a publicidade paga em plataformas como Google Ads ou Bing Ads dentre outros.

O que é SEM?

SEM(Search Engine Marketing) consiste em estratégias com objetivo de otimizar sites para deixá-los no topo das páginas de resultados em buscadores como Google, Bing e Yahoo entre outros. Isso pode ocorrer de forma orgânica ou paga. O SEM é dividido em duas estratégias: Search Engine Optimization (SEO) e links patrocinados.

O que é SEO?

SEO – (Search Engine Optimization ) está entre as siglas mais conhecidas do jargão do Marketing Digital. Consiste nas ações e estratégias que buscam aumentar o tráfego e o desempenho de terminado site, usando, para isso, os resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa. Pode ser o Google, Bing ou até YouTube.

Marketing digital para iniciantes - SEO o que e
Marketing digital para iniciantes – SEO o que e

O funcionamento: a cada vez que uma página é publicada na internet, os buscadores procuram indexá-la para que seja encontrada pelos usuários que faz as buscas. O problema é que elas são publicadas diariamente aos milhões. O SEO, então, permite influenciar os algoritmos a darem preferência a uma ou outra página.

Para fazer bom SEO requer entender com os buscadores funciona.

Começa com o rastreamento, processo pelo qual os robôs dos buscadores identificam páginas e a enviam ao índice. Conforme os bots visita as páginas, identificam links, novos sites, alterações e exclusões entre outros.

Após isso vem a indexação, em que os bots processam as páginas rastreadas e as inclui em seu índice. Isso inclui conteúdo da página, data de publicação, região, título, descrição, dentre outros.

Quando ocorre uma consulta, os resultados exibidos são os mais relevantes, uma decisão determinada por muitos fatores. Eles não são os mesmos desde o início dos buscadores, no entanto. Eles mudam de tempos em tempos, nas conhecidas atualizações.

E-mail Marketing

De acordo com uma pesquisa do Campaign Monitor, cada R$ 5,00 investido em email marketing gera R$ 200,00. Por esse motivo, o email marketing é uma das técnicas de marketing digital mais populares entre os profissionais de marketing digital.

Email Marketing
Email Marketing

É tão popular que 82% das empresas B2B e B2C estão usando.

O marketing por e-mail, se implementado corretamente, pode ser muito eficaz. Outro relatório do Campaign Monitor mostra que uma estratégia de e-mail marketing bem definida tem 40 vezes mais chances de adquirir um cliente do que a combinação de campanhas do Facebook e Twitter e outras redes sociais.

Campanhas de marketing por e-mail bem-sucedidas compartilham informações relevantes e oportunas que são personalizadas para o destinatário. A segmentação é um componente essencial do email marketing; ele garante que você esteja alcançando as pessoas certas no momento certo.

Quando você entende a posição deles na jornada do comprador, pode enviar informações por e-mail para ajudá-los a tomar uma decisão de compra.

O conteúdo educacional pode vir de várias formas, mas os e-mails geralmente compartilham artigos de blog, white papers e e-books e ofertas de webinars.

Em vez de enviar links para conteúdo externo, você também pode escrever boletins informativos robustos que educam. Além do conteúdo educacional, você pode informá-los sobre ofertas promocionais na tentativa de convencê-los a agir.

Marketing de Conteúdo

A Wikipedia define que “marketing de conteúdo é qualquer formato de marketing que envolve a criação e o compartilhamento de mídia e também publicação de conteúdo para adquirir clientes”.

O marketing de conteúdo é marketing baseado em permissão.

Clientes em potencial optam por esse tipo de marketing e às vezes o compartilham. Para ganhar a confiança de seus clientes em potencial, você precisa ser capaz de fornecer a eles algo relevante; marketing de conteúdo é construído sobre essa ideia.

O marketing de conteúdo deve ser útil enquanto orienta sutilmente os leitores em seu processo de tomada de decisão.

De acordo com o Content Marketing Institute , “o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing de criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair, adquirir e engajar um público-alvo claramente definido e compreendido – para impulsionar uma ação lucrativa do cliente”.

Por exemplo, eu vendo camisetas online. Em vez de focar na minha página de destino e na descrição do produto, posso direcionar meu esforço para o conteúdo que meus clientes em potencial podem ler antes de tentar fazer a compra.

Marketing de mídia social

O marketing de mídia social envolve o uso de plataformas de mídia social como canais para atingir grandes públicos. Nas plataformas sociais, você pode aumentar um público orgânico de seguidores ou usar anúncios sociais pagos para atingir seu público-alvo.

A maioria das marcas usa as duas estratégias, pois elas funcionam bem juntas.

As plataformas de mídia social mais populares, Facebook e Twitter, têm mais de 2 bilhões e mais de 330 milhões de usuários, respectivamente.

A maioria das empresas que usam o marketing de mídia social entende a importância de envolver seu público-alvo e fazê-lo de forma consistente.

Portanto, criar vídeos envolventes e conteúdo de alta qualidade com promoções e ofertas incríveis para o seu público ajudará você a aumentar o reconhecimento da marca e gerar mais conversões.

Você está começando a ver como essas táticas de marketing digital funcionam juntas?

Uma estratégia de mídia social bem-sucedida precisa de conteúdo de alta qualidade para envolver os seguidores.

O mesmo vale para o e-mail marketing. As marcas devem criar conteúdo e depois distribuí-lo por outros canais digitais.

Publicidade Digital

A publicidade digital também pode ser chamada de publicidade paga. Refere-se a todas as estratégias e processos envolvidos na geração de tráfego de referência para seu site por meio de anúncios de exibição digital pagos.

Os profissionais de marketing costumam realizar publicidade digital em diferentes plataformas, dependendo de onde seu público-alvo está mais concentrado.

Algumas dessas plataformas incluem:

  • Google AdWords)
  • Facebook
  • Youtube
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Twitter

Entre todas as plataformas listadas acima, estudos mostram que o Facebook e o Google sozinhos geram 80% do tráfego de referência. Os anúncios no Google e no Facebook são tipicamente anúncios de pagamento por clique (PPC), o que significa que o anunciante paga uma taxa toda vez que seu anúncio é clicado.

Outra grande característica da publicidade digital é a possibilidade de usar o remarketing . Com os anúncios de remarketing, você pode converter vitrines em clientes com sucesso, exibindo-lhes anúncios depois que eles saírem do seu site.

Você já pesquisou um item em uma loja online, e depois que sair daquele site e ver o mesmo item em outro site que você visita? Isso é remarketing.

As empresas usam essa tática para enviar os clientes de volta aos itens que eles visualizaram antes em seu site. A ideia é lembrar aos clientes que eles já se interessaram por esse produto.

Talvez quando eles estivessem em seu site não fosse um bom momento para fazer uma compra ou eles precisassem pensar um pouco mais sobre isso.

Quando você mostrar a eles um anúncio de remarketing no futuro, poderá convertê-los naquele momento.

Marketing Móvel

Mobile marketing, como o nome indica, é uma técnica de marketing digital que envolve estratégias de marketing focadas em usuários de dispositivos móveis.

Pesquisas mostram que mais de 80% dos usuários de internet possuem um smartphone, então esse é um nicho importante para alcançar. Nesse caso especifico, as estratégias de marketing são baseadas em dispositivos móveis.

Alguns exemplos são; SMS, MMS, aplicativos móveis e sites.

Como planejar uma campanha de marketing digital?

Embora o marketing digital seja um empreendimento lucrativo, ele precisa ser implementado adequadamente. Caso contrário, você não verá os resultados que deseja. Elaborar e implementar uma estratégia que produza resultados não é tarefa fácil.

Envolve muito desenvolvimento de estratégia, pesquisa e criatividade. Abaixo estão listadas duas coisas que você pode fazer para ajudar a iniciar seu planejamento de marketing digital.

  1. Identifique seu público-alvo
    Uma estratégia de marketing digital eficaz começa com a definição de suas metas e o direcionamento do público certo. Você não gerará leads se estiver segmentando um público que não tem interesse em seus produtos ou serviços. Com o desenvolvimento contínuo no setor de marketing digital, atingir o público certo é mais fácil do que nunca. As agências de marketing digital são especializadas em direcionar o público certo para as empresas e podem ajudá-lo nessa área.
Agencia de Marketing Digital
Agencia de Marketing Digital
  1. Desenvolva um funil de marketing para atingir sua meta
    Um funil de marketing refere-se às etapas que você dá para converter um cliente em potencial em cliente – é a jornada do cliente desde a primeira pesquisa na Internet até a compra de seu produto ou serviço. Diferentes níveis no funil exigirão diferentes táticas de marketing digital. No início, o cliente está em busca de respostas para suas dúvidas ou soluções para seus problemas. Um artigo de blog bem otimizado que fornece respostas será encontrado quando eles enviarem sua consulta a um mecanismo de pesquisa.

Em outro estágio, eles estão pesquisando diferentes fornecedores e comparando soluções, e querem informações detalhadas que comparem recursos e benefícios.

Ou talvez precisem de mais informações sobre como implementar o produto; um e-book facilita o compartilhamento dessas informações com sua unidade de tomada de decisão.

Em todos os pontos após o contato inicial com a marca, os anúncios de remarketing podem ser usados ​​para lembrá-los da marca e trazê-los de volta ao site.

Compreender seu público-alvo e seus comportamentos de compra é essencial para construir um funil eficaz que converta prospects em clientes.

Uma agência de marketing digital pode ajudá-lo a construir seu funil de vendas para obter os melhores resultados.

Para Concluir

O marketing digital é essencial se você deseja que sua empresa sobreviva e prospere no século XXI . Pode ser uma maneira eficaz de converter clientes para sua marca sem gastar muitos recursos.

Mas, para ter sucesso, você precisa entender o que está fazendo, definindo metas claras, escolhendo os canais certos e medindo seus resultados. Além disso, jogue uma dose saudável de criatividade.

Se você deseja aumentar seus resultados, mas não tem tempo para fazer isso sozinho, uma agência de marketing digital pode ajudar.

Uma agência de marketing digital é composta por profissionais com anos de experiência na criação de conteúdo, otimização de sites para pesquisa, construção de campanhas de publicidade paga e análise de métricas.

Gostou do artigo?

VEJA TAMBÉM

Eads Anúncios - Com Vocês. Estamos sempre buscando em trazer as melhores informações a você.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo