Marketing Digital

Habilidades Para o Marketing Digital em 2022

Habilidades para o marketing digital em 2022, os profissionais de marketing digital precisam de uma ampla e diversificada gama de habilidades de marketing digital para entender como criar estratégias e conteúdo de marketing que ressoem com o público e ajudem a gerar leads, aumentar o reconhecimento da marca.

Habilidades Para o Marketing Digital

Dada a ampla gama de especialidades e cargos que você pode encontrar ao longo de uma carreira de marketing digital, você não precisará necessariamente se destacar em todas as áreas a seguir – mas existem algumas habilidades importantes necessárias na maioria dos trabalhos de marketing digital.

Quais habilidades que preciso para ser um profissional de marketing digital?

Os profissionais de marketing digital precisam de uma combinação de habilidades técnicas de marketing digital obrigatórias e habilidades sociais, incluindo:

Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM)

Nenhum trabalho que você faz como profissional de marketing digital importa, a menos que as pessoas o vejam.

Usar os mecanismos de pesquisa para direcionar o tráfego para suas propriedades on-line, principalmente suas páginas de destino, é o primeiro e sem dúvida o passo mais vital para se conectar com seu público.

Para ter sucesso como profissional de marketing digital, você precisará ser um especialista em usar SEO e SEM ao máximo.

Análise de marketing

Embora eles normalmente não precisem trabalhar com análise de dados no mesmo nível que, digamos, um cientista de dados, os profissionais de marketing digital precisam saber como usar o Google Analytics e outras ferramentas de análise de dados.

Suas informações detalhadas sobre a origem do seu tráfego: as palavras-chave mais atraentes, os horários mais populares do dia e dados valiosos sobre a discriminação de idade, sexo e localização do seu público, bem como seus interesses e os dispositivos que estão usando para alcançar você — talvez seja a fonte mais valiosa de insights do público para o profissional de marketing digital.

Marketing de mídia social

Não é preciso dizer que os profissionais de marketing digital precisam ter uma boa noção de todas as plataformas de mídia social que usam para postar conteúdo e alcançar um público.

E cada plataforma tem suas próprias peculiaridades; você precisará saber o que funciona e o que não funciona, quando e o que postar e como ajustar o tom de suas postagens para ressoar com os diferentes segmentos de seu público que usam plataformas diferentes.

Mesmo no âmbito do marketing de mídia social, existem diferentes técnicas que os profissionais de marketing digital podem priorizar, incluindo escuta social, transmissão ao vivo, mensagens diretas e hashtags.

Pay-per-click e publicidade nas redes sociais

Se o orçamento de um profissional de marketing digital inclui dinheiro para publicidade, ele precisa saber Se o orçamento de um profissional de marketing digital inclui dinheiro para publicidade, ele precisa saber o que e onde gastá-lo para obter o máximo impacto.

Isso inclui o posicionamento de anúncios em vários sites da web – por meio de publicidade direta ou plataformas como o Google Ads – bem como anúncios de mídia social e postagens patrocinadas.

Marketing de email

Enviar campanhas de e-mail é fácil; enviar campanhas de e-mail eficazes é muito, muito mais difícil, e isso torna o marketing por e-mail uma importante habilidade de marketing digital.

E embora os boletins não sejam a ferramenta mais sexy à disposição dos profissionais de marketing digital, quase 85% deles relatam ter visto um aumento no engajamento por e-mail nos 12 meses anteriores, de acordo com o Hubspot.

Narrativa

Esteja você legendando uma postagem no Instagram ou escrevendo um artigo de liderança de pensamento de mil palavras para o blog da sua empresa, excelentes habilidades de contar histórias incluindo escrita, edição e narrativa visual são sempre um trunfo para um profissional de marketing digital.

Esteja você legendando uma postagem no Instagram ou escrevendo um artigo de liderança de pensamento de mil palavras para o blog da sua empresa, excelentes habilidades de contar histórias incluindo escrita, edição e narrativa visual são sempre um trunfo para um profissional de marketing digital.

Especialmente quando se trata de marketing de conteúdo – artigos mais longos sobre tópicos relevantes para seu público, que são uma ferramenta fundamental em SEO – você precisa de boas habilidades de comunicação para poder transmitir suas ideias não apenas de forma clara, mas também de uma forma que pareça atraente. as pessoas que você quer atrair.

Habilidades básicas de design

Embora equipes maiores geralmente tenham um departamento de arte dedicado com designers gráficos ou até designers de UI/UX, muitas vezes cabe ao profissional de marketing digital realizar tarefas diárias, como selecionar e manipular as imagens que aparecerão nos feeds de mídia social da empresa ou montar o layout de um boletim informativo por e-mail.

Aqui, uma compreensão das habilidades básicas de design – incluindo como organizar informações para legibilidade – é um grande trunfo. Isso geralmente começa com uma compreensão intuitiva da experiência do cliente.

Resolução criativa de problemas

O que quer que você esteja tentando realizar como profissional de marketing digital, seus concorrentes provavelmente estão tentando alcançar a mesma coisa.

Sua vantagem está em sua capacidade de inovar e superá-los – sem mencionar encontrar soluções criativas para todos os outros desafios que surgem ao longo do dia, desde descobrir novos caminhos para seus usuários até criar novas maneiras de agarrar e manter sua atenção.

Vendas e persuasão

Como profissional de marketing, seu trabalho é mudar a mente das pessoas. Obviamente, dominar a arte de vender é a sua vantagem!

Mas isso não se limita à venda difícil; indiscutivelmente, o poder da persuasão é tão importante ao construir uma imagem de marca forte lentamente ao longo do tempo, ou até mesmo tentar trazer seus colegas de lado para uma nova ideia de campanha.

Liderança do projeto

Dado seu envolvimento em campanhas digitais multifacetadas, os profissionais de marketing digital precisam saber como conduzir esses projetos em várias fases, em vários canais com diversos resultados, envolvendo as contribuições de muitas outras pessoas.

Isso requer habilidades de liderança e um alto nível de organização.

Pelo menos quando se trata de eficiência e organização, existem ferramentas para ajudar a automatizar diferentes tarefas e mantê-lo atualizado; em uma pesquisa recente da Hubspot, 68% dos profissionais de marketing digital disseram que confiam na automação de alguma forma.

Agilidade e adaptabilidade

Os profissionais de marketing digital sempre têm muitos ferros no fogo; saber como priorizá-los e, ao mesmo tempo, responder a questões urgentes à medida que surgem – e eles surgirão – requer a agilidade de um acrobata.

Mas essa capacidade de responder não é testada apenas de hora em hora. Mudanças de longo prazo no cenário digital e tecnologias emergentes como automação de marketing também significam que um profissional de marketing digital precisa ser capaz de se adaptar a desenvolvimentos novos e inesperados, sempre pensar em termos de contingências e estar preparado para qualquer coisa.

Planejamento estratégico

Todas essas habilidades se unem quando um profissional de marketing digital estabelece um plano de várias fases a ser implantado ao longo de semanas ou até meses.

Saber criar estratégias de marketing que funcionem requer planejamento intenso e uma atitude voltada para o futuro, além de estar atento às tendências emergentes.

Os profissionais de marketing digital bem-sucedidos têm uma curiosidade insaciável pela maneira como as coisas funcionam e como as coisas estão mudando – tanto dentro de seu próprio setor quanto globalmente. Estar a par dessas tendências exige aprendizado perpétuo.

Tipos de ferramentas de marketing digital

Os profissionais de marketing digital hoje usam uma ampla gama de ferramentas que permitem desenvolver, criar, rastrear e medir o desempenho de iniciativas e campanhas de marketing.

Com a indústria de marketing evoluindo em um ritmo tão vertiginoso, alocar seu tempo e recursos para atingir seus objetivos depende do uso de todas as ferramentas à sua disposição.

Ainda assim, algumas ferramentas serão mais relevantes para um profissional de marketing digital do que outras, dependendo de quais canais estão priorizando e quais são os objetivos de marketing da empresa.

Com isso em mente, estes são os principais tipos de ferramentas de marketing digital:

Ferramentas de SEO

Search engine optimization (SEO) e search engine marketing (SEM) são cada vez mais importantes para se conectar ao público que você deseja alcançar. Esse processo começa com a compreensão do seu público e seus movimentos online.

O Google Analytics e o Google Ads oferecem análises detalhadas do tráfego que chega ao seu site (organicamente e por meio dos anúncios que você coloca, respectivamente).

Juntos, eles permitem que os profissionais de marketing digital identifiquem o que está funcionando e o que não está, descubra novas fontes de tráfego, determine quais horários do dia o tráfego aumenta e diminui e muito mais.

Eles são indispensáveis ​​ao desconstruir o estado do que está acontecendo agora.

Ferramentas de SEO como Ahrefs, Moz e SEMrush, por outro lado, antecipam o que pode acontecer se você segmentar consultas específicas.

Aprimorar o uso de seu site das palavras-chave que seu público pesquisa com mais frequência é um componente importante para direcionar o tráfego.

Isso normalmente começa com a identificação de quais palavras-chave focar e termina com a publicação do próprio conteúdo pesado de palavras-chave.

Na verdade, quase três quartos (72%) dos profissionais de marketing digital em todo o mundo disseram que criar conteúdo relevante era a tática de SEO mais eficaz.

Ahrefs, Moz e SEMrush podem ajudar a acelerar esse processo explorando palavras-chave relevantes, verificando backlinks para suas páginas, identificando palavras-chave relacionadas com base em suas pesquisas e até analisando o SEO de seus concorrentes.

O conjunto de ferramentas de SEO da Ahrefs é um dos melhores da web e oferece a maioria dos recursos necessários para otimizar seu conteúdo em uma única plataforma.

Mas uma vez que alguém chega à sua página, como você os mantém lá?

Embora muitos profissionais de marketing digital ainda vejam a criação de landing pages como um de seus principais desafios, as empresas que aumentam seu número de landing pages de 10 para 15 veem um aumento de 55% nos leads.

Para ajudar a criar ótimas páginas de destino, programas simples de usar, como o Orbit pages, permitem que os profissionais de marketing digital criem, personalizem e testem páginas de destino para conversão máxima, sem necessidade de conhecimento de codificação.

Ferramentas de e-mail marketing

O acesso às caixas de entrada de seus clientes atuais e potenciais é ouro – o que torna o marketing por e-mail uma das melhores opções de um profissional de marketing digital para um retorno maciço do investimento.

De acordo com alguns relatórios, você pode esperar um retorno de R$ 196 para cada R$ 5 gasto em esforços de marketing por e-mail.

Dada a importância do e-mail para uma estratégia geral de marketing, é vital ter uma ferramenta de campanha de e-mail como MailChimp ou SendGrid para enviar e-mails elegantes e de marca rapidamente.

MailChimp continua a liderar o setor como uma das principais ferramentas de marketing por e-mail, permitindo que você crie e-mails personalizados facilmente, carregue e segmente suas listas de e-mail, realize testes A/B automatizados e obtenha uma análise detalhada do impacto de suas campanhas.

Para empresas maiores que buscam maximizar a experiência do cliente com um programa completo de gerenciamento de atendimento ao cliente, opções como Salesforce e Hubspot podem incorporar recursos de marketing por e-mail dentro do funil de vendas e marketing maior.

Ferramentas de marketing de mídia social

O marketing de mídia social é um componente crucial de qualquer estratégia abrangente de marketing digital, em muitos casos, é aí que os clientes estão. De acordo com um relatório da Deloitte, quando a mídia social faz parte da jornada do comprador, os clientes tendem a converter a uma taxa 139% maior.

Eles também são quatro vezes mais propensos a gastar significativamente mais do que aqueles sem qualquer exposição às mídias sociais.

Então, sim, os profissionais de marketing digital usam Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e todo o resto.

Esses canais são úteis não apenas para postar conteúdo nativo e desenvolver seguidores de seus clientes mais fiéis; eles também oferecem oportunidades para publicidade paga por clique e postagens patrocinadas.

Gerenciar vários canais sociais de marca geralmente requer alguns malabarismos sérios. Ferramentas como Hootsuite, Later e Buffer permitem que você gerencie várias contas a partir de uma plataforma, completa com recursos integrados de análise e moderação.

O Buffer também tem uma extensão do Chrome que permite agendar automaticamente qualquer site ou cotação que você esteja visualizando em todos os seus canais—Twitter, LinkedIn e/ou Facebook—simplesmente clicando em um botão; a ferramenta carrega uma citação destacada ou o URL em uma postagem formatada, eliminando a maior parte da dor da curadoria de conteúdo.

Ferramentas de design

A menos que sua marca gere conteúdo visual, você precisará obter fotos e ilustrações, animações e vídeos externamente.

Landing pages, páginas da web, postagens de mídia social, boletins informativos e outros ativos de marketing digital geralmente exigem imagens de estoque para causar impacto visual e atrair usuários.

Embora existam excelentes sites de imagens gratuitas, como Unsplash ou Pexels, eles nem sempre oferecem exatamente o que você está procurando.

Se você frequentemente procura mídia externa, convém investir em uma assinatura de um agregador de imagens de ações como Stocksy ou Getty Images.

Navegando por uma ampla variedade de imagens de alta resolução e vídeos B-roll disponíveis por apenas alguns dólares, você encontrará facilmente os recursos visuais com aparência profissional de que precisa para aprimorar seu projeto.

Gostou do artigo?

VEJA TAMBÉM:

Pagina Inicial

Marketing digital local

Como escrever artigos de blog ​​​​para SEO

08 Dicas de Marketing digital para iniciantes

Dicas Para Uma Estratégia De Marketing De Conteúdo

Otimização da Página de Destino Para Obter Mais Conversões

7 Maneiras De Converter Visitantes Do Seu Site Em Clientes

Estratégias Para Ter Um Site Que Converte

Como criar uma loja online com WordPress – Comércio eletrônico Passo a Passo

Eads Anúncios - Com Vocês. Estamos sempre buscando em trazer as melhores informações a você.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo