Marketing Digital

O que é um nicho? Como Escolher um Nicho?

Hoje em dia, tudo se resume a começar seu próprio negócio. Infelizmente, muitos donos de empresas acreditam que tudo o que precisam fazer para ter sucesso é criar um site e ver o dinheiro entrar.

Embora ter um site dedicado seja essencial para qualquer empresa, você não está realmente no negócio se isso for tudo que faz. Muitos proprietários de empresas em potencial não estão preparados para dedicar o tempo e a energia necessárias para pesquisar corretamente um nicho para determinar se o nicho que desejam será viável e ganhará dinheiro com ele.

Encontrar um nicho que pague e, em seguida, criar conteúdo, produtos e serviços para esse nicho, é a única maneira de construir uma base sólida para um negócio na internet de sucesso.

Encontrar um nicho lucrativo também é a melhor forma de atingir o nível de sucesso e o tipo de lucro que a maioria dos empreendedores precisam para fazer seus esforços diários valerem a pena.

Pode ser incrivelmente fácil não escolher um nicho lucrativo quando você está empolgado com todas as ótimas ideias que você tem flutuando em sua cabeça para ganhar dinheiro na internet.

Também é fácil se estabelecer em um nicho que você já ouviu falar que é popular e onde as pessoas estão ganhando muito dinheiro vendendo.

Entusiasmo e paixão desempenham papéis cruciais quando se trata de administrar seu próprio negócio, mas é igualmente essencial fazer sua pesquisa antes de mergulhar de cabeça em qualquer projeto.

Seja cauteloso (Paciente)

Todas as grandes empresas em todo o mundo gastam seu tempo pesquisando o mercado antes de lançar novos produtos ao seu público alvo.

A pesquisa que eles conduzem permite que eles vejam se há algum interesse do público pelo produto potencial. Infelizmente, a maioria dos empreendedores erra esse passo.

Em vez de fazer uma pesquisa adequada primeiro, eles começam gastando seu tempo e recursos na criação de um novo produto, depois gastam dinheiro no lançamento do produto e depois tentam encontrar um mercado para ele, apenas para encontrar fracasso em um produto que ninguém está interessado em comprar.

O segredo para encontrar o sucesso com o seu negócio na internet começa por encontrar um mercado que tenha comprador.

Depois de encontrar um mercado que tenha (demanda, procura, compradores), você pode criar um produto para esse mercado, em seguida, lançar o produto comercializando diretamente para o mercado que encontrou.

Seja curioso “Pesquise muito”

As melhores estratégias e táticas de marketing de nicho são baseadas na realização de pesquisas detalhadas e na construção de relacionamentos sólidos com potenciais clientes em seu nicho.

Embora existam muitos nichos populares que você pode escolher, nem todos serão lucrativos.

Embora você possa ganhar algum dinheiro com os tipos de clientes fracos, será muito mais lucrativo para você criar produtos para pessoas dispostas a pagar um preço razoável por soluções reais para os problemas que estão enfrentando.

Esta é a base para um negócio na internet sustentável e bem sucedido.

Se você deseja ter sucesso na internet, precisa encontrar clientes felizes e leais que estejam dispostos a voltar uma e outra vez para comprar de você.

Se você fizer todas as coisas certas, você ainda terá alguns clientes que estarão dispostos a comprar cada novo produto que você lançar.

Agora, se você não fizer a pesquisa adequada desde o início, acabará dedicando horas de seu tempo e energia ao seu negócio apenas para descobrir que, afinal, não tem um negócio viável.

Sua tentativa de colocar seu site ou blog em funcionamento e tentar criar um produto para vender só desperdiçará seu tempo, a menos que você saiba que escolheu um nicho em um mercado que realmente compra “pagantes”.

Depois de selecionar o nicho certo em um mercado, você começará a obter os lucros necessários para obter sucesso e atingir suas metas financeiras.

Se você deseja administrar um blog ou site de sucesso, o nicho escolhido no início é uma das decisões mais importantes que você tomará em seu negócio.

Essa decisão afetará tudo, desde o design do seu site, o tipo de conteúdo que você fornece e o tipo de visitantes que você atrai. Até mesmo suas possíveis opções de monetização serão decididas neste momento, antes mesmo de você ligar o seu computador.

Embora não exista um nicho errado, existem alguns que são muito mais lucrativos do que outros e alguns que são muito mais difíceis de entrar. Mas, o que é um nicho de mercado?

O que é um nicho?

Um nicho é uma área de interesse ou grupo de produtos.

Um exemplo de nicho interessante seria o treinamento de cães, um nicho de grupo de produtos poderia, por exemplo, ser a iluminação elétrica. Ambos os nichos são coisas que as pessoas pesquisam na Internet, e esses dois nichos são pesquisados porque as pessoas têm problemas que desejam resolver.

Eles estão procurando informações sobre o assunto para ajudá-los a resolver seus próprios problemas ou estão procurando produtos físicos que os ajudarão a resolver seus problemas.

Um nicho de mercado é uma forma de resolver problemas em troca de uma recompensa financeira. As pessoas que estão pesquisando na internet por treinamento de cães podem estar dispostas a pagar dinheiro pelas respostas para seus problemas com o comportamento de seus cães.

As pessoas que procuram iluminação elétrica também podem estar procurando informações, mas é muito mais provável que estejam procurando por comprar produtos de iluminação.

Um micro nicho é muito mais útil para um negócio na internet do que um nicho geral.

Um exemplo de micro nicho seria o treinamento de “cães pastor alemão” ou a lâmpada azul de jardim.

Nesses casos, as pessoas estão procurando por coisas específicas, portanto, se você estiver criando um site de micro nicho, poderá segmentar esses potenciais clientes com mais precisão.

Ao exibir produtos em seu site que correspondem cuidadosamente ao que seus visitantes estão procurando, é mais provável que você faça uma venda. Outra vantagem de escolher um micro nicho é que existem milhões deles.

Ainda hoje é possível encontrar micro nichos rentáveis e com pouca concorrência.

Isso permitirá que você entre em um mercado que tenha um problema e forneça a esse mercado uma solução que eles não podem obter em nenhum outro lugar. O segredo é conseguir encontrar esses nichos.

Os mercados de nicho e, especialmente, os mercados de micro nichos oferecem aos proprietários de negócios online de encontrar oportunidades de negócios com pouca concorrência.

O truque é encontrar micro nichos que tenham pouca concorrência, mas que também tenham muita gente procurando por eles. Não é fácil encontrá-los, mas quando você os encontra, esses micro nichos podem ser extremamente lucrativos.

Se você não conseguir monetizar esses sites usando produtos informativos ou produtos físicos, então você sempre pode usar publicidade paga por clique neles.

O que é Marketing de Nicho?

O marketing de nicho é o marketing de seus produtos ou serviços para um grupo seleto de potenciais clientes dentro de uma base de clientes muito maior.

Isso é feito porque muitas vezes há uma necessidade que não está sendo atendida pelas empresas que visam a base de clientes mais significativa.

Em outras palavras, há uma demanda por algo que não está sendo suprido. Se você pode satisfazer essa demanda, você tem um mercado potencial esperando para pagar pelo que você pode oferecer.

Um exemplo, Marketing na Internet.

O nicho de (Marketing na Internet) tem muitos subnichos, incluindo:

  • Marketing de mecanismos de pesquisa
  • Marketing de PPC
  • Marketing de artigos
  • Anúncios do Google e muito mais

Você pode refinar ainda mais esses subnichos para incluir mercados ainda mais específicos.

Por exemplo, você pode preencher o nicho de mercado de profissionais de (marketing PPC) que apenas usam o:

  • Google Ads
  • Yahoo Search Marketing

Esses nichos de mercado específicos cresceram, assim como seu desejo por mais informações e recursos que possam ser usados para seus negócios.

Esta informação não está sendo fornecida por aqueles que apenas visam o grande mercado de marketing na Internet. As empresas que se concentram principalmente em marketing de artigos não estará interessado em marketing PPC, assim como aqueles que usam o Google Ads não estarão muito interessados em obter informações sobre marketing de artigos.

É por isso que existem empresas que comercializam diretamente para nichos, porque podem satisfazer melhor o que esses clientes de nicho estão pedindo, porque esses profissionais de marketing de nicho abordam diretamente os problemas enfrentados pelos mercados-alvo de nicho.

O que é um nicho no marketing digital

A saturação excessiva de nichos de mercado

O marketing de nicho, ao longo dos anos, tornou-se uma das principais formas de mercado, porque muitos empreendedores começaram a perceber que o marketing na Internet está ficando saturado com os comerciantes da Internet e seus produtos.

Isso torna muito mais difícil obter lucro com o vasto mercado digital.

Aqueles que são novos no marketing digital terão um tempo ainda mais difícil porque muitos empreendedores da Internet já estabelecidos têm clientes incrivelmente leais que confiam neles e em seus produtos.
Novos empreendedores podem competir melhor ou mesmo dominar um nicho porque há pouca ou nenhuma concorrência nesse nicho.

Quanto mais você puder segmentar um nicho específico, maiores serão suas chances de ser bem-sucedido e conquistar uma parte lucrativa do nicho.

Felizmente, você pode descobrir um nicho lucrativo em praticamente todos os mercados.

Muitos profissionais de marketing digital bem sucedidos acabam fazendo uma boa renda na internet porque têm como alvo diferentes nichos, alguns dos quais nem sequer estão relacionados entre si.

Eles fazem a pesquisa necessária para determinar se existe um nicho de mercado lucrativo para um produto ou serviço que eles podem fornecer, selecionam um nome de domínio, criam um site e começam a comercializá-lo para o nicho de mercado-alvo.

No entanto, os nichos não precisam lidar diretamente com o marketing.

Nichos podem ser esculpidos em qualquer mercado, de cães a jardinagem, tecnologia, entretenimento, decoração, escrita e muito mais.

Além disso, qualquer mercado pode ser dividido em nichos menores, seja pela forma do produto, pelo mercado-alvo ou por ambos.

A chave é descobrir quais necessidades não estão sendo atendidas por empresas e sites que já existem e, em seguida, fornecer a eles uma oferta valiosa que deixará os potenciais clientes ansiosos para comprar.

Com um número quase ilimitado de nichos que você pode escolher, com mais aparecendo todos os dias, escolher o certo para o seu negócio deve ser fácil.

Por que encontrar um nicho é tão importante?

Proprietários de empresas inteligentes tentam vender seus produtos e serviços para uma base de clientes de nicho, realizando pesquisas de mercado detalhadas com foco em tentar entender o comportamento do consumidor do público-alvo interessado nesse nicho.

Especificamente, isso aborda suas necessidades, preocupações e desejos.

Uma vez que a pesquisa que você realiza mostre que os consumidores estão interessados no produto ou serviço de nicho que você está planejando vender, então você pode começar a atendê-los o máximo possível, fornecendo-lhes uma variedade de itens à venda em vários preços. .

Quando se trata de nichos, é preciso lembrar que alguns dos produtos terão um apelo muito mais amplo do que outros.

Por exemplo, haverá mais clientes interessados em produtos de futebol para iniciantes do que clientes que procuram informações avançadas sobre futebol porque esperam se tornar um jogador profissional.

Concentrar-se em produtos para iniciantes ajudará você a aumentar as vendas com base no volume, oferecendo um preço mais baixo para um número mais significativo de clientes.

No entanto, embora possa haver menos alunos avançados procurando informações e produtos sobre futebol, as informações exclusivas e de alto nível que você pode fornecer podem ter um preço muito mais alto do que os e-books que se concentram em nível de iniciante.

Você pode oferecer aos alunos avançados um curso, um programa de coaching, um pacote multimídia, um programa de associação ou outros produtos semelhantes que podem ter um preço muito mais alto, especialmente se você for visto como um especialista em seu nicho.

Isso ocorre porque quanto mais credenciais você tiver, mais dinheiro poderá cobrar pelos produtos e serviços que oferece em seu nicho, dentro do razoável é claro.

Você tem que manter seu preço dentro da razão, porque encontrar o nicho certo não é encontrar o mais lucrativo, mas também o que as pessoas estão comprando e quanto estão realmente dispostas a pagar para que seus problemas sejam resolvidos.

Se o preço médio que eles estão dispostos a pagar é de R$ 30,00 e você deseja entrar no mercado com um produto de R$ 50,00, será necessário haver uma razão aparente pela qual seu produto vale mais.

Suas credenciais, experiência e os extras adicionais que você pode oferecer podem, sem dúvida, ajudar a remover algumas das dúvidas que um cliente possa ter e convencê-lo de que o custo extra vale a pena.

No entanto, você só poderá convencê-los a pagar o dinheiro extra se souber quais outras ofertas estão disponíveis para que você possa fazer uma oferta ainda melhor.

Ao pesquisar seu nicho, você descobrirá se é pago, bem como se outros usuários estão dispostos a pagar preços premium pelo tipo de informação privilegiada que você pode fornecer.

Outra coisa que você precisa pensar ao pesquisar seu nicho é o ciclo de vida do cliente no nicho.

Embora possam começar como iniciantes, se permanecerem no nicho e continuarem aprendendo, eventualmente precisarão obter informações intermediárias ou avançadas.

Compreender o ciclo de vida de seus clientes lhe dará a oportunidade de continuar a vender para eles repetidamente. Com o marketing de nicho, a regra geral é que 80% de seus lucros virão de 20% de seus clientes.

Quando você cuida de seus clientes, as chances são muito maiores de que eles continuem comprando de você regularmente. Eles também são muito mais propensos a comprar os novos produtos e serviços que você oferece para atender às suas necessidades.

Você pode começar a ganhar dinheiro 24 horas por dia automatizando um processo com uma variedade de ofertas pré-carregadas em uma plataforma de marketing por e-mail que pode ser entregue aos seus clientes e prospectos regularmente.

Você pode criar seu produto, configurar seu fluxo de pedidos, escrever sua carta de vendas, direcionar tráfego para ele e ver seus visitantes se transformarem em clientes pagantes em sua lista de e-mail marketing quando concentrar seus esforços em um único nicho de mercado.

Com nichos de mercado, você pode ter um produto exclusivo que será vendido automaticamente por semanas, meses ou até anos.

Depois de criar um produto de sucesso, tudo o que você precisa fazer é continuar direcionando o tráfego para sua página de vendas.

Cada nicho é diferente em relação às necessidades, preços e comportamento do consumidor.

É por isso que você precisa fazer sua pesquisa antes de escolher qual nicho de mercado.

Isso permitirá que você saiba se um nicho não é apenas viável, mas também lucrativo antes de desperdiçar seu tempo, energia e dinheiro.

Isso pode ajudá-lo a definir metas e expectativas realistas ao iniciar seu negócio.

O que torna um nicho lucrativo

Antes de começar a projetar um produto ou serviço, você precisa determinar se existe um público que estará disposto a comprar o que você está oferecendo antes de investir muito tempo construindo um site e produzindo conteúdo.

Isso significa que você precisa pensar em como vai monetizar seu produto ou serviço e se o nicho que você está pensando em escolher apoiará o modelo de negócios que você tem em mente.

É fundamental entender que alguns nichos variam drasticamente em termos de rentabilidade.

Para entender isso completamente, você precisa considerar as opções disponíveis para monetização.

Uma dessas opções é a publicidade. Isso requer a colocação de banners ou anúncios do Google em seu site. Essa é provavelmente a maneira menos lucrativa de monetizar seu nicho, porque você acaba afastando os visitantes do seu site toda vez que eles clicam em um anúncio.

Além disso, você precisa considerar se esses anunciantes estão dispostos a pagar pelo seu tráfego. Eles precisam ter uma maneira de ganhar mais dinheiro com os visitantes do seu site do que você.

Esses anunciantes provavelmente estão ganhando dinheiro vendendo algo.

Se eles estão vendendo algo, eles poderão manter a maior parte do lucro de cada visitante e, ao mesmo tempo, mantê-los engajados com sua marca.

Eventualmente, isso é o que você quer fazer com seu site.

Você pode fazer isso criando um produto por conta própria, idealmente um produto digital como um eBook, ou vendendo um produto que você não criou.

Isso é o que é conhecido como marketing de afiliados. Claro, você também pode vender um serviço.

Uma coisa que você deve considerar antes de escolher seu nicho é que alguns nichos se prestam a produtos que você pode vender muito mais rapidamente do que outros, o que acabará afetando também sua taxa de publicidade.

Se não houver nada que seus anunciantes possam vender em seu nicho, eles não estarão dispostos a pagar muito para aparecer em seu site.

Então, o que isso significa em relação à rentabilidade de um nicho?

Isso significa que os nichos que possuem muitos produtos que podem ser vendidos serão os mais

rentáveis para você.

Alguns nichos de alto rendimento a serem considerados

Uma das razões mais óbvias pelas quais um nicho pode ser lucrativo é que ele oferece uma forma de investimento para o cliente.

Por exemplo, um blog sobre investimentos seria algo que as pessoas estariam dispostas a pagar para aprender, porque deveriam ser capazes de ganhar mais dinheiro com esse tipo de conhecimento do que gastam para adquirir a informação.

A mesma coisa vale para tópicos de negócios.

As pessoas gastam milhares de reais em cursos online para aprender a ganhar dinheiro com sites porque, em teoria, eles vão ganhar o dinheiro que gastaram de volta.

Outro tipo de nicho que tende a ser lucrativo é aquele que promete mudar a vida do cliente de forma mensurável.

É aqui que você precisa considerar sua proposta de valor, ou como você vai melhorar a vida das pessoas. É por isso que o fitness é um nicho tão bom para se estar do ponto de vista da lucratividade.

As pessoas estão dispostas a gastar uma tonelada de dinheiro em livros fitness ou equipamentos de treino porque acreditam que terão abdominais tonificados e bíceps musculosos com seu investimento.

Isso pode, por sua vez, levá-los a viver mais, serem mais confiantes e, geralmente, se sentirem melhor em geral. Esta é uma perspectiva altamente tentadora para a maioria das pessoas, e eles estão mais do que dispostos a gastar seu dinheiro arduamente ganho com isso.

Outra coisa a considerar é o preço dos produtos ou serviços que você está vendendo.

Ter itens de ingressos mais altos para venda significa que você pode ganhar mais com seu site. Se você está escrevendo sobre carros esportivos, então você tem potencial para ganhar muito dinheiro.

É também por isso que os blogs de viagens podem ganhar muito dinheiro porque atraem agentes de viagens e sites para publicidade.

Se o seu nicho não é obviamente lucrativo, pois não tem uma proposta de valor tentadora, promessa de investimento ou itens caros, então você só precisa ser um pouco mais criativo.

Por exemplo, você pode querer ganhar dinheiro ajudando as pessoas a encontrar hotéis para que você possa ganhar uma comissão.

Talvez seu plano seja construir seu site e depois ramificar e estender para outra área.

Seja o que for que você decidir, apenas certifique-se de ter considerado tudo isso antes de dar os primeiros passos na escolha do seu nicho.

Escolhendo seu nicho

Ao iniciar sua jornada em seu negócio na internet, você deseja começar anotando suas ideias para um nicho em que gostaria de trabalhar e as razões por trás do seu interesse. Há muitas razões que você pode ter para querer trabalhar em um nicho específico.

Muitas pessoas decidem seu nicho porque é um mercado quente e em alta. Embora tudo bem se você quiser entrar em mercados novos e emergentes, você precisa estar preparado para ser ágil e trabalhar duro para ficar à frente.

No entanto, algumas tendências podem ser rápidas, enquanto outras não são tão empolgantes e interessantes, ou mesmo sustentáveis.

Eventos de prestígio como a eleição presidencial ou as Olimpíadas podem gerar muito burburinho e demanda por memorabilia, mas a empolgação se dissipará rapidamente assim que o evento terminar.

Esses tipos de nichos de mercado só permitirão que você esteja no negócio por um curto período antes de encontrar outro nicho que seja lucrativo.

Escolhendo um Nicho Evergreen (Temas duradouros)

Nichos que não se dissipam rapidamente são conhecidos como nichos perenes.

Embora esses nichos possam não atrair o mesmo entusiasmo como um evento, eles são muito mais sustentáveis e podem manter sua empresa funcionando por anos.

Ser perene significa que os produtos e serviços que você está vendendo devem ser capazes de mantê-lo lucrando ano após ano. Além de encontrar um nicho que seja perene, você deve tentar encontrar um nicho que seja interessante o suficiente para torná-lo divertido e agradável para você trabalhar com ele todos os dias.

Escolhendo um nicho com base em seus interesses

Escolher um nicho é fácil para muitos porque eles baseiam seus negócios em seus próprios interesses e conhecimentos pessoais.

Ser um especialista no que as pessoas procuram neste nicho pode ser uma coisa boa.

Ter conhecimento e experiência no nicho que você escolher também lhe dará uma boa ideia se será ou não lucrativo. Em outras palavras, se você mesmo compra produtos no nicho, é provável que haja outras pessoas por aí que também os compraram.

No entanto, é essencial que você tenha em mente que as pessoas nem sempre se comportam da maneira que você espera.

Embora você possa pensar que sua ideia é ótima, sem fazer a pesquisa adequada sobre o nicho, pode da errado, deixando você com a percepção de que não há mercado pagador para ela.

Um erro comum cometido por novos profissionais de marketing de nicho é criar um produto, site e muito mais para um nicho que vale pouco ou nada porque não é um mercado lucrativo ou porque você está segmentando o público errado.

Você precisa ouvir o que as pessoas estão dizendo e descobrir quais problemas e desafios elas têm, então oferecer uma solução para esses desafios.

Ao realizar uma pesquisa completa e conhecer melhor seus potenciais clientes, você pode determinar quais ações eles estão dispostos a tomar para atingir seus próprios objetivos.

Reservar um tempo para fazer uma análise aprofundada antes de começar a trabalhar em seu produto economizará meses de trabalho duro para lucro zero.

O que é um nicho de mercado

Vendendo como afiliado

A maneira mais fácil de ganhar dinheiro quando você inicia seu negócio é o marketing de afiliado. Tornar-se um afiliado de empresas importantes como a Amazon, ou produtores de produtos digitais fornece acesso a milhões de produtos que você já sabe que estão em demanda.

Dependendo do sistema de recompensa que você escolher e dos produtos que você está vendendo em nichos específicos, você pode começar a ganhar comissões de 10% até 80%.

Muitas das principais empresas, têm seus próprios programas de afiliados administrados internamente. Outras empresas administram seus programas de afiliados por meio de um mercado que opera o programa para elas.

Embora a maneira mais lucrativa de lucrar em seu nicho seja criar seus próprios produtos e serviços para vender, existem várias razões pelas quais você pode pensar em começar com o marketing de afiliados.

Em primeiro lugar, o marketing de afiliados é uma maneira de se tornar lucrativo logo após iniciar um negócio online.

Além disso, leva menos tempo e energia para começar. Os produtos que você pode vender por meio de um programa de afiliados são um bom indicador de que o nicho é pago.

Os mercados de afiliados também podem ser um lugar valioso para conduzir sua pesquisa.

Eles permitem que você veja exatamente o que as pessoas estão comprando, bem como quanto estão dispostas a pagar pelos produtos e serviços. Isso pode lhe dar uma boa ideia de como seus próprios produtos e serviços se encaixam no mercado.

Começar como um afiliado pode ajudá-lo a evitar alguns dos erros comuns cometidos no marketing de nicho, como definir um preço muito alto ou muito baixo ou criar produtos que ninguém deseja.

Fazer pesquisas também o ajudará a identificar lacunas em suas ofertas de produtos e serviços para que, quando estiver pronto para desenvolver seus próprios produtos ou serviços, sua decisão final seja baseada na pesquisa que você realizou como afiliado.

Outro grande motivo para começar como afiliado é que você pode aprender muito sobre marketing, o que pode ser útil quando você começa a vender seus próprios produtos e serviços.

Os programas de marketing de afiliados geralmente são executados por um gerente que é especialista em criar ofertas, ideias e gráficos interessantes para suas ofertas.

Muitas vezes, eles fornecem aos afiliados dicas e sugestões úteis que podem ajudá-los mais tarde, quando estiverem vendendo seus próprios produtos.

Finalmente, quanto mais fluxos de renda você conseguir para o seu negócio, mais lucro poderá obter.

Suas verificações de comissão podem não ser muito para começar a cada mês, mas aumentar sua renda depende de você e de quantos produtos você pode promover.

Começando com sua pesquisa de nicho

Um passo essencial para descobrir o nicho de mercado que você deseja buscar é identificar as palavras-chave usadas pelo seu público-alvo.

Você precisa descobrir quais palavras-chave eles estão digitando nos mecanismos de pesquisa e usá-las para pesquisar os tópicos e produtos relacionados ao seu mercado.

As pesquisas que você descobrir ajudarão você a conhecer os pontos problemáticos dos clientes de nicho e quais problemas eles precisam ser resolvidos.

Conhecer as palavras-chave usadas para o seu nicho ajudará você a obter o número máximo de clientes especificamente direcionados que procuram produtos e serviços diretamente relacionados ao seu nicho. Isso, por sua vez, ajudará você a obter um lucro substancial dentro de seu nicho.

Você pode usar a Ferramenta de palavras-chave do Google Ads, uma ferramenta gratuita, para pesquisar palavras e frases específicas relacionadas ao seu nicho de mercado.

O planejador de palavras-chave do Google oferece a chance de encontrar todas as palavras-chave relevantes que estão sendo usadas por seus clientes-alvo.

Você pode usar os dados coletados da ferramenta para pesquisar produtos, serviços e soluções específicos em qualquer nicho de mercado e determinar quais se aplicam à sua área de especialização específica.

Depois de identificar algumas das palavras-chave e frases associadas ao nicho escolhido, você pode começar a identificar as palavras-chave com maior potencial de lucro.

O potencial de lucro das palavras-chave pode ser medido de três maneiras:

Baixa concorrência

Alto volume de pesquisa

Pouco custo/esforço para classificar alto

Encontrando palavras-chave quentes

O uso do Planejador de palavras-chave fornecido pelo Google Ads permite estimar a quantidade de tráfego de visitantes para cada palavra-chave em seu nicho.

Ele mostra quais palavras-chave as pessoas estão usando e quaisquer palavras-chave associadas que podem fornecer pistas sobre os outros requisitos de seus clientes em potencial.

Quando se trata de escolher um nicho viável e lucrativo, sua pesquisa precisa ser focada e aprofundada.

Você precisa testar o maior número possível de palavras-chave até achar que cobriu todas as palavras-chave e frases que um cliente em potencial pode usar para pesquisar seu produto ou serviço.

O primeiro dado que você precisa analisar é se há ou não um volume mensal suficiente de potenciais clientes pesquisando ativamente o produto ou serviço que você deseja vender.

Você também deseja determinar se outras empresas já estão ganhando dinheiro com produtos ou serviços semelhantes.

Isso pode ser feito usando a Ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google junto com mecanismos de pesquisa como Google e Bing.

Como organizar suas palavras-chave

Em seguida, você precisa organizar suas palavras-chave e frases em grupos. Isso pode ser feito dividindo todas as suas palavras-chave em grupos de palavras-chave e frases específicas.

Por exemplo, a palavra-chave “câmera digital” pode ser dividida em “câmera digital subaquática”, “.

Estes seriam colocados em um grupo, enquanto “estojo de câmera digital” pode ser colocado em “estojo de câmera digital subaquática” e “estojo de câmera digital” pode ser colocado em outro grupo.

Você deseja separar suas palavras-chave em um grupo de pelo menos 2.000 pesquisas por mês.

A razão por trás disso é encontrar uma mentalidade predominante de grupos de pessoas que estão procurando produtos, serviços, informações, benefícios ou recursos semelhantes.

Você pode detalhar ainda mais e descobrir ainda mais compradores em potencial para seus produtos ou serviços selecionando as dez principais palavras-chave que você pesquisou.

Com essas dez palavras-chave, você deseja tentar encontrar um total de 100.000 ou mais pesquisas no total por mês.

Cada uma de suas palavras-chave pode ser adicionada à ferramenta Planejador de palavras-chave do Google para descobrir palavras-chave de cauda longa ainda mais específicas.

O próximo passo é começar a olhar para a sua lista de palavras para ganhar dinheiro.

Essas palavras-chave do comprador sinalizam que as pessoas pagarão por informações.

Essas palavras-chave incluem nomes de marcas, números de modelo, cor, barato, comprar, à venda, fornecedor, vendedor etc.

Quanto mais específica a pesquisa, maior a probabilidade de os clientes estarem prontos para comprar.

Como testar suas palavras-chave ao vivo

A melhor maneira de verificar o lucro potencial de suas palavras-chave é testá-las ao vivo online. Você pode fazer isso adicionando algum conteúdo específico de palavra-chave a uma página em seu blog, site ou páginas de mídia social atuais.

Em seguida, você pode testar cada material e ver onde ele chega ao Google e quanto tráfego ele traz.

Essa estratégia permitirá que você determine quais palavras-chave trarão tráfego orgânico e aquelas que estão convertendo o tráfego em receita, bem como quais palavras-chave têm uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.

Quanto mais tráfego uma palavra-chave tiver uma classificação mais baixa nos mecanismos de pesquisa, mais potencial de lucro ela terá.

Analisando sua concorrência

Analisar sua concorrência é um passo essencial na escolha do seu nicho. Quase todos os negócios têm concorrência, direta ou indireta.

Alguns concorrentes são implacáveis, portanto, tenha cuidado ao examinar os concorrentes em seu nicho antes de entrar nele.

Embora seja verdade que você precisa estar ciente de sua concorrência, você não deve se sentir intimidado por eles.

Determinando quantos concorrentes existem no nicho

O primeiro passo para analisar sua concorrência é descobrir quantos concorrentes estão atualmente em seu nicho potencial. Para fazer isso, você pode usar uma simples Pesquisa do Google para calcular quais sites estão segmentando as mesmas palavras-chave que você.

Se você encontrar sites que estão usando as mesmas palavras-chave no URL, título e texto âncora do site, então você sabe que há uma concorrência séria para essas palavras-chave.

Você também pode usar a Pesquisa do Google com suas frases-chave entre aspas para descobrir quantas páginas da internet os concorrentes existem.

Você pode usar recursos do site como MOZ, para saber quantos backlinks a concorrência tem.

Seus maiores concorrentes serão aqueles sites que aparecem no topo dos mecanismos de busca para as três principais palavras-chave mais competitivas em seu nicho.

Pesquisando a concorrência

A dificuldade de classificação mais alta do que seus concorrentes dependerá principalmente do Page Rank (PR) de seus sites e páginas da web relevantes.

Se o PR médio dos dez principais sites estiver abaixo do PR3, você deverá levar menos de três meses para classificar a palavra-chave.

Usando Sitechecker, você pode descobrir o PR médio dos dez principais sites para cada uma de suas palavras-chave.

Para analisar as relações públicas de seus concorrentes, você pode criar uma planilha dividida em duas folhas, uma com o rótulo “Preliminar” e outra com o rótulo “Concorrência de mercado”.

Coloque as dez principais palavras-chave na folha “Preliminar”. Na outra folha, crie dez colunas, rotulando-as; “Site1 PR”, “Site2 PR”, etc., até “Site10 PR”.

Em seguida, pegue os melhores três a cinco termos de pesquisa diferentes e coloque-os na folha “Concorrência de mercado”.

Em seguida, pesquise no Google usando as três principais palavras-chave.

Observe o PR dos dez principais sites para cada uma das três a cinco palavras-chave que você listou. Em seguida, remova os PRs mais altos e mais baixos e calcule o PR médio para cada linha, bem como o geral.

Depois de realizar quantas pesquisas achar necessárias, faça uma lista restrita de todas as palavras-chave para as quais você acredita que pode ter uma classificação alta.

Avaliação da competição

Quando você sentir que encontrou um nicho para testar e conhece o assunto do nicho bem o suficiente, pode criar um relatório, e-book, artigo curto que forneça algumas informações vitais sobre os benefícios de seus novos produtos de negócios ou serviços sem comprometer nenhuma propriedade intelectual.

Você pode usar essas informações gratuitas como isca para obter respostas de seus clientes em potencial.

Nas últimas décadas, os profissionais de marketing digital provaram que as pessoas respondem melhor a subornos éticos, onde oferecem a potenciais clientes algo em troca de seu endereço de e-mail ou detalhes pessoais.

É por isso que os editores de produtos informativos oferecem brindes gratuitos em troca de assinaturas de e-mail. Muitas marcas maiores ainda não descobriram essa tática, o que significa que você pode obter uma vantagem sobre a concorrência utilizando essa estratégia.

Considere o preço da sua concorrência

Se você descobrir que seu nicho tem uma concorrência séria durante sua pesquisa, inscreva-se na lista de e-mail deles para ver o que eles estão fazendo.

Olhe para ver se eles estão vendendo produtos e serviços com preços mais altos, ou todos os seus produtos e serviços estão com desconto?

Se você descobrir preços mais altos, então você sabe que existe um mercado.

Se eles continuaram a oferecer produtos de alto preço por muitos anos, então você sabe que definitivamente existe um mercado sustentável.

Se você descobrir que o preço médio de um produto no nicho tem uma margem de lucro razoável, isso permitirá que os players menores entrem no mercado e coexistam com as marcas maiores e estabelecidas.

No entanto, se o mercado competir apenas no preço, e as margens de lucro foram espremidas até ficarem finas como papel, talvez seja melhor procurar um nicho menos competitivo com melhores margens de lucro.

Você também quer estar ciente dos concorrentes que estão dando descontos uns aos outros em um mercado pequeno. Quando isso acontece, você pode acabar lutando apenas para tirar o seu negócio do papel.

Quando há vários níveis de preços em um nicho, pode ser muito mais fácil não apenas entrar no mercado, mas também aumentar lentamente seus preços.

Geralmente, quando se trata de concorrência nos mecanismos de busca, quanto menor o número de concorrentes, melhor.

No entanto, se você descobrir um nicho que não tem concorrência, precisa ser cauteloso, pois isso pode significar que não há dinheiro a ser ganho no nicho.

Encontrando seu cliente ideal

Seu cliente ideal é aquele que está disposto a pagar pela solução de seu problema específico.

Isso significa que você pode encontrar seu cliente perfeito indo aonde ele for e oferecendo conselhos úteis e soluções para seus problemas.

Existem várias maneiras de fornecer soluções para seus clientes, como criar conteúdo gratuito que os incentive a vê-lo como um especialista.

Quando eles o veem como um especialista, é mais provável que paguem pelo seu conteúdo pago. A única coisa que você não quer fazer é tratar o conteúdo gratuito que você fornece com desdém.

Você deve olhar para o conteúdo gratuito que você fornece aos clientes em potencial, como as amostras grátis. Espera-se que um gosto convença as pessoas a comprar o pacote inteiro.

Todo o pacote pode transformar sua compra inicial em um longo relacionamento entre um novo cliente, agora fiel, que se torna um comprador recorrente de seus produtos.

E se eles não puderem continuar comprando o mesmo produto, eles podem estar mais dispostos a experimentar seus outros produtos assim que estiverem disponíveis.

Quando você sempre fornece aos seus clientes o que eles precisam e os conhece bem, parece que você pode antecipar suas necessidades.

Isso cria o tipo de cliente ideal que continuará comprando de você mês após mês e ano após ano. Quanto mais clientes fiéis e repetidos você ganhar, mais receita recorrente você receberá.

Você pode começar a construir sua lista de e-mail marketing para começar a testar a viabilidade do seu nicho, oferecendo um boletim informativo gratuito, download ou ambos.

Isso permitirá que você comercialize produtos e serviços de seu interesse regularmente.

Quando você pode ganhar a confiança de seus clientes com base em sua experiência, muitos deles comprarão o que você recomenda.

Esses são os tipos de clientes que você precisa encontrar ou criar com interações de alta qualidade.

Pesquisando seu mercado-alvo

Depois de decidir sobre um nicho lucrativo, é hora de se concentrar em identificar precisamente quais são os pontos problemáticos do público-alvo.

Você precisa determinar seus problemas mais urgentes e críticos relacionados ao seu nicho. Quando você consegue identificar os problemas que seus clientes ideais estão enfrentando, você pode fornecer a eles a melhor solução e aumentar a lucratividade do seu nicho.

Para identificar uma necessidade em qualquer nicho, você precisa começar a olhar para os problemas que enfrenta em sua própria vida.

Reserve algum tempo para considerar o que você melhoraria em sua vida ou o que poderia eliminar um dos desafios de sua própria vida.

Um excelente lugar para procurar essas respostas é em fóruns de nicho ou blogs favoritos.

Respostas do Yahoo é um excelente recurso para determinar quais soluções as pessoas estão procurando em relação aos seus problemas. Quora também funciona da mesma forma.

Você pode usar os termos de pesquisa “ajudar com”, “curar”, “conselhos”, seguidos de sua palavra-chave específica para obter uma lista de perguntas que as pessoas estão fazendo.

A solução para os problemas do seu público-alvo estará onde você conseguir obter mais lucros, seja oferecendo um produto físico, um serviço, um produto digital ou uma informação.

Você também pode usar o Google trends para localizar consultas com um padrão semelhante a uma série de dados de destino. O alvo pode ser um tendência do mundo real que você fornece, ou pode ser uma pergunta que você insere.

Você pode então visualizar os resultados no site ou baixá-los em um arquivo para que possa analisá-los ainda mais.

Utilize pesquisas online

Você pode usar recursos online o Google Ads para enviar pesquisas online para questionar seu público-alvo e descobrir exatamente o que eles desejam.

Quanto mais forte a demanda e o desejo por seu produto ou serviço, maior a probabilidade de seu público-alvo participar da pesquisa.

Você pode usar incentivos como descontos, produtos para download gratuito ou serviços na internet que os usuários esperavam encontrar quando clicassem em seu anúncio para que mais pessoas concluíssem suas pesquisas.

Você deseja receber 1.000 respostas ou mais à sua pesquisa online, para obter uma boa seção transversal do seu mercado.

Com esta seção transversal, você poderá calcular se um número suficiente de pessoas está participando da pesquisa para sugerir uma taxa de resposta acessível. A partir das informações coletadas na pesquisa online, você poderá fornecer aos seus clientes em potencial:

Precisamente o que eles estão procurando;
Exatamente do jeito que eles querem;
E a um preço, eles estão dispostos a comprá-lo.

As respostas que você receberá da pesquisa também fornecerão a linguagem que você precisa usar ao escrever sua cópia de vendas.

Ao enviar sua pesquisa, você quer ter certeza de não apenas perguntar sobre os problemas que eles estão enfrentando e quão difícil é encontrar as soluções para esses problemas, mas também tentar obter informações demográficas, como idade, trabalho, nível de educação, etc.

Você pode até perguntar quanto eles pagariam por uma solução e como eles gostariam que ela fosse entregue.

Há uma diferença qualitativa entre inteligência de mercado, como essa, coletada de uma pesquisa e inteligência de palavras-chave.

A inteligência de mercado pode ser mais valiosa porque permite obter informações precisas e confiáveis para tomar decisões sobre marketing e decisões estratégicas.

O tempo que você gasta pesquisando seu nicho e o cliente ideal será um tempo bem gasto porque você reunirá ideias suficientes sobre produtos para criar, desde que tenha encontrado um nicho que esteja disposto a pagar por soluções para seus problemas.

Construindo relacionamentos dentro do seu nicho

Agora que você escolheu um nicho lucrativo, é hora de começar a pensar em construir os relacionamentos dentro desse nicho.

Isso exigirá que você localize os principais sites, blogs, fóruns de discussão e fóruns associados ao seu nicho.

Reserve algum tempo para examinar cada um desses recursos para ver quais tópicos estão sendo discutidos e que pertencem ao seu nicho escolhido.

Escreva as cinco questões mais prevalentes que você descobre que estão sendo consideradas. Isso lhe dará um bom começo para ideias de conteúdo para seu boletim informativo, blog e, possivelmente, um relatório especial gratuito que você pode fornecer a seus clientes em potencial por fornecer seu endereço de e-mail.

A publicação regular de conteúdo em suas redes sociais ajudará a manter seus seguidores atualizados sobre seu negócio e facilitará muito a transmissão das informações para qualquer pessoa que conheçam que possa estar interessada em seus produtos ou serviços.

Faça questão de sempre pedir compartilhamentos e treine seu público-alvo para realizar as ações que você deseja que eles executem quando você deseja que eles as executem.

Uma das principais razões pelas quais você queria iniciar um negócio na internet era ganhar dinheiro. No entanto, se esta for sua única motivação, as chances são altas de que isso apareça.

Ao contrário de uma loja física, as pessoas online não precisam ser educadas.

Eles podem clicar para sair do seu site e você nunca mais os verá e nem saberá.

Se você puder registrá-los em um curso eletrônico ou em seu boletim informativo, terá mais chances de se comunicar com eles regularmente e construir um relacionamento com eles, construindo ainda mais sua marca.

Estudos recentes mostram que são necessárias pelo menos 17 exposições a uma marca ou empresa antes que as pessoas comecem a reconhecer a marca e entendam o que ela faz e o que representa.

Infelizmente, um negócio na internet geralmente não tem uma segunda chance de causar uma excelente primeira impressão.

Marketing de email

Suas campanhas de email marketing são um recurso valioso que fornecerá uma linha de vida de comunicação com aqueles que demonstraram interesse em seu nicho.

Você pode usar suas campanhas de marketing por e-mail para fornecer ao seu público-alvo diferentes motivos para optar por participar, como boletins informativos e relatórios especiais.

Se o seu público-alvo comprar um item, você poderá colocá-lo em uma nova lista especificamente para novos clientes.

Depois de colocá-los em uma lista, pode ser um desafio mantê-los lá.

É por isso que fornecer um curso que contenha várias lições espaçadas e entregues por meio de um auto responder é uma boa ideia se você deseja manter as linhas de comunicação com seu público-alvo abertas.

Se você tem pessoas que cancelam a inscrição, não leve para o lado pessoal, mas para ver se eles dão um motivo. Algumas pessoas terão tempo para lhe dizer por que o cancelamento da inscrição.

Outros irão embora e nunca deixarão você saber se você os ofendeu de alguma forma. Você nunca sabe qual será o ponto de inflexão para os clientes.

Suas redes sociais

Suas redes sociais também podem ajudá-lo a construir relacionamentos dentro do seu nicho. Seus seguidores no Facebook, Pinterest, Instagram e muitas outras podem reagir de alguma forma, comentar e compartilhar suas informações.

Isso significa que todas as pessoas em sua rede também podem ver o que você publica.

Esta é uma poderosa oportunidade de marketing e construção de relacionamento que pode trazer tráfego e vendas grátis.

Seu boletim informativo

Seu boletim informativo é sua chance de enviar a seus clientes conteúdo novo e empolgante regularmente, diretamente relacionado ao seu nicho.

Você pode analisar problemas comuns nas Perguntas frequentes, fornecer questionários, anunciar novos produtos e serviços e muito mais.

Você pode usar todas as informações coletadas nos fóruns e fóruns de discussão que visitou para fornecer a eles as respostas para os problemas que você sabe que eles estão enfrentando.

Dessa forma, você está construindo relacionamentos e se posicionando em seu nicho como um especialista sem recorrer a táticas de vendas agressivas.

Você está fornecendo a eles ofertas que um cliente em seu nicho estará interessado em adquirir. Você pode optar por enviar as ofertas por e-mail separadamente, em um determinado dia, ou colocadas em seu boletim informativo.

Trata-se de fornecer aos seus clientes as respostas às suas perguntas e construir um relacionamento com eles para mostrar a você como você pode atender às suas necessidades.

Trata-se de permanecer no tópico e oferecer a eles uma variedade de opções relacionadas ao seu nicho.

Agora para a Conclusão de nosso artigo

A melhor maneira de você ter sucesso com seu negócio na internet é escolher um nicho lucrativo.

Sempre haverá rachaduras na população consumidora cujas demandas por produtos e séries específicos não estão sendo atendidas, o que lhe dá a oportunidade de suprir essas demandas não atendidas.

Uma pequena empresa como a sua pode se beneficiar das necessidades que não foram atendidas.

A questão é como você pode encontrar o nicho de mercado certo que ajudará sua pequena empresa a ter sucesso.

Ter um produto único ou excepcional garantirá que você tenha menos concorrência.

Pesquisar um nicho para determinar se é viável e lucrativo exige que você tenha paciência, se esforce, o conjunto certo de ferramentas e a capacidade de fazer as perguntas certas e entender as respostas que recebe.

Para ser bem sucedido, você tem que fazer a pesquisa.

Se você optar por não pesquisar minuciosamente seus nichos de mercado em potencial, não fará nada além de desperdiçar seu tempo, energia e dinheiro.

Encontrar o nicho certo para o seu negócio não é um processo complicado, mas levará algum tempo, mas valerá a pena quando você começar a ver seu negócio decolando e vendo e seus lucros aumentarem.

E ai me diz, gostou do artigo?

VEJA TAMBÉM:

Pagina Inicial

Marketing digital local

Como escrever artigos de blog ​​​​para SEO

08 Dicas de Marketing digital para iniciantes

Dicas Para Uma Estratégia De Marketing De Conteúdo

Otimização da Página de Destino Para Obter Mais Conversões

Eads Anúncios - Com Vocês. Estamos sempre buscando em trazer as melhores informações a você.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo