Marketing Digital

O Que Um Profissional de Marketing Digital Faz?

Um profissional de marketing digital usa canais digitais para alcançar clientes, criar reconhecimento de marca e promover produtos e serviços. Devido à combinação única de planejamento, criatividade e estratégia que seu papel exige, os profissionais de marketing digital usam muitos chapéus.

Eles precisam dominar uma ampla gama de habilidades e ferramentas para manter-se atualizados sobre os crescentes canais de mídia digital que usam para criar, implantar, gerenciar e rastrear campanhas.

Profissional de Marketing Digital

A pergunta (O Que Um Profissional de Marketing Digital Faz?) teria então uma pergunta muito diferente, dependendo dos detalhes da função ou da empresa, bem como de onde você está em sua carreira de marketing digital.

Agora o que os profissionais de marketing digital fazem?

O trabalho de um profissional de marketing digital é impulsionar o reconhecimento da marca e a geração de leads por meio de canais digitais, e isso significa que os profissionais de marketing digital passam seus dias criando, postando ou atualizando conteúdo, monitorando ou lidando com interações e campanhas sociais ou realizando outros trabalhos na tentativa de reforçar canais digitais de uma empresa.

Dependendo da empresa, setor e antiguidade de uma função, um dia na vida de um profissional de marketing digital geralmente inclui gerenciar campanhas de marketing de mídia social, trabalhar na otimização de mecanismos de pesquisa ou esforços de marketing em mecanismos de pesquisa, supervisionar campanhas de e-mail e criar conteúdo para um blog da empresa.

Normalmente, os profissionais de marketing digital têm algumas ou todas as seguintes responsabilidades de marketing digital:

Marketing de mídia social

O marketing de mídia social tem tudo a ver com atingir o vasto público de pessoas que usam canais de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram, Reddit e LinkedIn e isso requer planejar campanhas de conteúdo inteligentes e relevantes.

Um gerente de mídia social também precisa estar atento às suas interações com o público (de certa forma, há um aspecto de atendimento ao cliente na função), bem como as oportunidades de cortejar influenciadores proeminentes.

Inbound marketing

O Inbound marketing descreve qualquer coisa que envolva a capacidade do site da sua empresa de atrair, engajar e converter usuários. Normalmente, isso envolve preencher seu site com o tipo de conteúdo interessante e útil, artigos de liderança de pensamento, postagens de blog úteis e assim por diante que atrai o público que você está tentando atrair.

Eles devem ser cuidadosamente concebidos e escritos para obter uma classificação alta para as consultas mais pesquisadas ou ter um gancho cativante o suficiente para que seu público os compartilhe por meio de outros canais.

O inbound marketing tornou-se uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing digital forte, mas realizá-lo de forma eficaz é complicado em parte porque qualquer conteúdo que seja muito promocional não será compartilhado tanto.

Marketing de email

Se você deseja se tornar um profissional de marketing digital, terá que aprender a interagir efetivamente com os clientes por e-mail.

Geralmente, seus esforços de marketing por e-mail serão a maneira mais direta de nutrir relacionamentos com seus clientes existentes, mantê-los informados com atualizações e aumentar seu nível de envolvimento com sua marca.

Obviamente, uma campanha de marketing por e-mail altamente segmentada e de baixo custo também é uma maneira eficaz de alcançar novos clientes ou clientes-alvo.

Marketing de conteúdo

Parte do inbound marketing, o marketing de conteúdo refere-se à criação de conteúdo de alta qualidade e ao desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo abrangente.

Um especialista em marketing de conteúdo se especializaria na criação de conteúdo atraente em vários formatos e canais diferentes, incluindo artigos, vídeos, podcasts, postagens de mídia social e muito mais.

Relações públicas

Os profissionais de marketing digital estão frequentemente envolvidos nos esforços de sua empresa para obter cobertura de outras publicações preparando os membros de sua equipe para escrever artigos de especialistas ou artigos de opinião para blogs populares ou revistas online, ou conceder entrevistas a jornais digitais, podcasts e assim por diante.

Isso, por sua vez, ajuda a aumentar a conscientização da empresa e estabelecer sua liderança como especialistas em seu campo.

Anúncios de pagamento por clique (PPC)

A abordagem direta, simplesmente pagando por anúncios, garante que você atraia mais clientes em potencial para sua marca ou site.

Simples no conceito, complicado na execução: dado o investimento em reais, a publicidade PPC exige uma estratégia cuidadosamente pensada para garantir que seus anúncios sejam colocados apenas onde serão mais eficazes.

Otimização para mecanismos de busca (SEO)

SEO é a arte de aumentar a classificação de um site no Google e em outros mecanismos de pesquisa para, em última análise, resultar em maior tráfego para esse site.

Em termos mais simples, os profissionais de marketing digital especializados em SEO pesquisam as palavras e frases que podem ser usadas pelos clientes que procuram informações online e, em seguida, reformulam seu conteúdo em torno dessas consultas, mantendo em mente coisas como indexação de conteúdo e estrutura de links.

Anúncios de pagamento por clique (PPC)

O marketing de mecanismo de pesquisa geralmente se refere a simplesmente pagar por anúncios, o que garante que você obtenha mais clientes em potencial em sua marca ou site.

Simples no conceito, complicado na execução: dado o investimento, a publicidade PPC exige uma estratégia cuidadosamente pensada para garantir que seus anúncios sejam colocados apenas onde serão mais eficazes.

Análise de marketing

A análise de marketing refere-se às várias ferramentas que permitem realizar análises post-mortem sobre o sucesso de seus esforços de marketing digital. Na verdade, essa é uma força crucial do marketing digital – que é muito mais fácil provar o ROI das campanhas.

Agora é possível obter detalhamentos altamente detalhados de onde seu tráfego digital vem e para onde ele vai, quais palavras-chave ou imagens são as mais eficazes para atrair cliques e assim por diante.

Classificar essa montanha de informações garante que cada campanha de marketing digital aprenda com as deficiências da anterior, para melhor direcionar o público correto no futuro.

Descrição do trabalho de marketing digital

Mesmo com o grande grau de variação em diferentes funções e habilidades de marketing digital exigidas por diferentes cargos, você encontrará a maioria das seguintes responsabilidades em uma descrição de trabalho típica de marketing digital:

  • Delinear, criar estratégias e realizar campanhas de marketing digital, incluindo otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e marketing de mecanismos de pesquisa (SEM), marketing de conteúdo, marketing por e-mail, marketing de mídia social e esforços de PPC
  • Gerenciar e moldar os esforços de marketing de mídia social, incluindo a determinação das plataformas e canais de mídia social ideais
  • Analise campanhas para determinar as métricas corretas e os principais indicadores de desempenho (KPIs) antes de medir o desempenho e criar relatórios
  • Identifique novas oportunidades para gerar leads e aumentar a conversão
  • Colabore entre disciplinas para maximizar a eficácia das campanhas de marketing digital, inclusive com designers, desenvolvedores e profissionais de comunicação

Empregos em marketing digital

O setor de marketing digital é um campo amplo que abrange uma gama diversificada de diferentes funções de trabalho. Aqui estão apenas alguns dos principais trabalhos em marketing digital:

Especialista em Marketing Digital

Em uma posição de Especialista em Marketing Digital ou um cargo de Gerente de Marketing Digital, se você tiver mais experiência você supervisionará o desenvolvimento da estratégia geral de conteúdo, bem como todas as campanhas de marketing online.

Como especialista em marketing digital, você será responsável por aumentar o reconhecimento da marca e o reconhecimento da marca enquanto direciona o tráfego com o objetivo de adquirir novos clientes.

Muitas vezes, você será responsável por acompanhar as novas tecnologias para otimizar seus esforços de marketing digital. A análise de seus esforços de marketing também será necessária.

Especialista em SEO

Nessas posições de marketing digital, você usará suas habilidades como especialista em SEO para ajudar a direcionar o tráfego e melhorar o conteúdo.

Um especialista em SEO ou gerente de SEO desenvolveria conteúdo e projetos de conteúdo especificamente voltados para ajudar uma empresa a ganhar impulso nos resultados de pesquisa.

Esse tipo de profissional de SEO também forneceria informações que seriam usadas para manter os criadores de conteúdo no alvo com informações valiosas sobre a estratégia de conteúdo necessária para melhorar o desempenho no Google e nas mídias sociais.

Especialista em Marketing de Conteúdo

Um especialista em marketing de conteúdo será o criador de conteúdo e o proprietário de um plano de estratégia de conteúdo para garantir que você aumente o tráfego e as classificações do Google.

Você criaria um plano para qual material usar, de impressão a vídeo, blogs e mídias sociais.

Você pode se reportar a um gerente de SEO ou trabalhar no departamento de marketing usando as palavras-chave da equipe de SEO para melhorar a eficácia do seu conteúdo.

Gerente de mídia social

Um gerente de mídia social estaria focado na criação de conteúdo de mídia social eficaz em todas as plataformas, agendando esse conteúdo estrategicamente para que seu mercado-alvo interaja com ele e direcione o tráfego do site para o site da sua empresa.

Nessa função, você provavelmente também seria responsável por lidar com todas as interações dos consumidores com sua marca.

Coordenador de Automação de Marketing

Um Coordenador de Automação de Marketing se concentra nos efeitos e resultados de uma campanha de marketing. É também uma posição mais técnica na qual você encontraria o melhor software para ajudar a descobrir comportamentos importantes do cliente.

Você também estaria envolvido na medição, análise da web e estatísticas ao acompanhar o desempenho da campanha.

UX Designer

Os designers de experiência do usuário (UX) são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de ponta a ponta de sites e aplicativos de marketing digital.

Seja trabalhando em uma equipe de desenvolvimento web ou marketing digital, os UX Designers devem entender o site a partir de toda uma experiência de marketing e, para isso, precisam entender as audiências, além de ter um conhecimento aprofundado do produto ou serviço de um determinado cliente. ofertas.

Especialista em E-mail Marketing

O e-mail continua sendo um dos métodos mais fortes de atingir um público-alvo comprometido. Uma área especializada de desenvolvimento e marketing de conteúdo, esta é principalmente uma atividade geradora de leads e, portanto, os especialistas em marketing por e-mail provavelmente trabalhariam em conjunto com gerentes de marketing digital e/ou gerentes de conteúdo em campanhas direcionadas.

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital refere-se a todos os esforços de marketing que usam mídia digital ou dispositivos eletrônicos e canais digitais para alcançar clientes e promover marcas, produtos e serviços, incluindo sites, mídias sociais, mecanismos de pesquisa, aplicativos móveis, e-mail, mensagens de texto mensagens e muito mais.

Os objetivos do marketing digital podem ser igualmente variados: estabelecer uma marca ou identidade corporativa, alcançar clientes, campanhas de informação, aumentar o engajamento do usuário, converter navegadores em compradores, aumentar a receita e assim por diante.

Exemplos de Marketing Digital

Alguns exemplos abaixo de marketing digital incluem:

Sites

Os sites são o marco zero para o marketing digital tanto o seu próprio site corporativo quanto os sites de outros oferecendo uma variedade infinita de lugares para anunciar.

Isso inclui postagens patrocinadas no Facebook e Instagram, anúncios do Google, anúncios em banner e qualquer outro canal social que aceite publicidade paga.

Email marketing

O e-mail marketing é usado pelas empresas para alcançar os clientes atuais para incentivar um maior envolvimento, bem como alcançar clientes em potencial para atraí-los a participar da sua comunidade.

Criar uma estratégia abrangente de marketing por e-mail é uma excelente maneira de baixo custo para manter um público engajado e sua marca em mente.

Marketing de mídia social

Envolver os usuários em todas as plataformas sociais agora é uma maneira importante de os usuários interagirem diretamente com as marcas.

Isso não se refere ao posicionamento pago de anúncios, mas ao conteúdo original nativo conforme aparece no próprio feed do Twitter da marca, Instagram, Facebook, Pinterest, Quora, LinkedIn ou TikTok – todos os lugares em que uma marca pode se conectar a um público, exibir seus produtos e incentivar o boca a boca.

Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO)

Esse tipo de marketing de busca representa a primeira linha de ataque ao colocar seu conteúdo na frente de potenciais espectadores, especificamente aqueles que realizam pesquisas online.

Juntos, eles representam o processo de alavancar mecanismos de pesquisa como o Google para aumentar a probabilidade de seu conteúdo ser classificado nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa de alguém.

Esse componente final e crucial do marketing de conteúdo garante que suas postagens no blog e outros recursos escritos melhorem efetivamente sua classificação no Google, para que possam atrair e educar novos clientes.

E ai, ainda esta com duvidas?

Gostou do artigo?

VEJA TAMBÉM:

Pagina Inicial

Marketing digital local

Como escrever artigos de blog ​​​​para SEO

08 Dicas de Marketing digital para iniciantes

Dicas Para Uma Estratégia De Marketing De Conteúdo

Otimização da Página de Destino Para Obter Mais Conversões

7 Maneiras De Converter Visitantes Do Seu Site Em Clientes

Estratégias Para Ter Um Site Que Converte

Habilidades Para o Marketing Digital

Como criar uma loja online com WordPress

Eads Anúncios - Com Vocês. Estamos sempre buscando em trazer as melhores informações a você.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo